Para começar, o fim feliz de uma longa história de adiamentos: a Rocket Lab conseguiu lançar com êxito o seu foguetão Electron, e colocar em órbita a carga útil. Mais uma companhia privada que se mostra capaz de avançar para o mercado de lançamentos com confiança.

Entretanto, na ISS foi decidido adiar para Dezembro uma EVA para examinar o famoso buraco no casco da Soyuz MS9 que está neste momento acoplada à estação, e que foi reparado de forma artesanal depois de descoberto (devido à quebra da pressão interna que estava a provocar).

Foi recomendado um local para a aterragem da ExoMars. A decisão estava entre Oxia Planum e Mawrth Vallis, ambas áreas situadas na transição entre a região sul, elevada e as planícies do norte. À primeira vista, Mawrth Vallis parece muito mais excitante, mas em termos de segurança na aterragem Oxia Planum parece oferecer mais garantias. Ainda estamos a dois anos da chegada, mas o entusiasmo por esta missão euro-russa é crescente (e não vamos falar do looooongo passado da missão ExoMars).

O fundador da Breakthorugh Initiatives, que foi notícia há meses por causa dos planos para uma micro-sonda interestelar, anunciou que está a ser estudada a possibilidade de conduzir uma missão científica privada de busca de vida no Sistema Solar. Os alvos possíveis são Europa, Encelado… e Vénus (uma ideia nada surpreendente, muitos já sugeriram que as condições na atmosfera superior do planeta podem ser acolhedoras para a vida).

Em 1966 foi lançada a última missão do programa Gemini, a 12. Acoplagem, EVAs, várias experiências efectuadas numa missão de sucesso que durou um pouco menos de quatro dias. Os tripulantes eram Lovell e Aldrin.

Em 1982, o space shuttle Columbia partia para a sua primeira missão operacional (tinha previamente realizado quatro voos de teste). Levava a bordo quatro tripulantes (a mais numerosa tripulação num voo espacial até então), que procederam ao lançamento de dois satélites comerciais. A saída para o espaço prevista foi cancelada devido a problemas com os fatos.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 1]