Uma equipa internacional de astrónomos descobriu uma galáxia anã nas vizinhanças da Galáxia de Andrómeda – localizada a mais de 2,5 milhões de anos-luz de distância. A galáxia Pegasus V, anã e muito ténue, foi detetada por um astrónomo amador muito atento que examinava os dados de uma imagem do Legado de Imagens do Levantamento DESI. O astrónomo descobriu uma “mancha” que mais tarde foi confirmada como uma galáxia anã pouco brilhante, em observações do telescópio Gemini North no Havai.

A ténue galáxia anã Pegasus V. Créditos da imagem: International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA. Agradecimentos: Processamento de imagem: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), M. Zamani (NSF’s NOIRLab) & D. de Martin (NSF’s NOIRLab).

As observações realizadas com o Gemini mostraram que Pegasus V parece ter muito poucos dos elementos químicos pesados que normalmente surgem em galáxias anãs. Por esta razão, os astrónomos acreditam que a galáxia é muito antiga, tratando-se provavelmente de um fóssil das primeiras galáxias do Universo.

As galáxias pouco brilhantes são “fósseis cósmicos” de galáxias muito antigas, pois contêm pistas da formação das primeiras estrelas do Universo. Os astrónomos não descobriram assim tantos “fósseis” deste tipo como preveem as teorias. Se não houver muitos, talvez tenham de repensar o que sabem sobre cosmologia e matéria escura.

No entanto, descobrir galáxias antigas e ténues com esta é uma tarefa muito difícil. Têm muito poucas estrelas brilhantes das que os astrónomos usam para as localizar e medir as suas distâncias. Este tipo de galáxia pode ajudar-nos a compreender como se formam as galáxias e também a perceber se o que sabemos sobre matéria escura está correto.

Facto Curioso:

Pegasus V recebeu este nome porque é a quinta galáxia anã descoberta na constelação de Pegasus.

Este Space Scoop tem por base um Comunicado de Imprensa NOIRLab.

Tradução: Teresa Direitinho