Novidades dos EUA: o presidente Trump comentou, usando a sua ferramenta preferida, que a NASA se devia concentrar em Marte e não na Lua… Vale o que vale, já que o senhor não é propriamente um especialista na conquista espacial. Por outro lado, a NASA resolveu aceitar a presença de elementos privados na ISS, ou seja: os turistas espaciais voltam a ter abertas as portas para a órbita terrestre.

Em Marte, vai ser tentada uma manobra (quase) radical para procurar resolver os problemas da “toupeira” da InSIGHT. A técnica envolve o uso do braço articulado da sonda para, primeiro, conseguir ter uma melhor ideia do que se passa e, depois, ajudar o instrumento a ter tracção para avançar. Veremos o resultado.

1625: Nasceu Cassini. O astrónomo nascido na Itália (ou melhor, naquilo que viria a ser a Itália séculos depois) teve uma carreira dividida entre Bolonha e Paris, onde esteve envolvido na criação do Observatório da cidade. Entre muitos trabalhos, Cassini tornou-se famoso pelos estudos sobre Saturno, os seus satélites e anéis, sem esquecer a descoberta da Grande Mancha Vermelha em Júpiter. Faleceu em 1712.

1937: Nasceu Bruce McCandless. O astronauta americano realizou em 1984 o primeiro passeio espacial autónomo na MMU (Manned Maneuvering Unit- Unidade Manobrável Tripulada). No total, passou quatro horas em voo autónomo. McCandless voltou ao espaço em 1990, na missão que lançou o telescópio espacial Hubble. Passou, no total, cerca de 13 dias no espaço. Faleceu em 2017.

1961: Realizada a primeira demonstração pública de um cinto voador. Harold Graham realizou um voo controlado ao longo de quase 50 metros, tendo atingido a altura de 4.5 metros.

1965: A URSS lançou a Luna 6, numa tentativa de descer suavemente na superfície da Lua. Um problema de motor arruinou uma manobra de correcção de trajectória, e a sonda falou completamente o nosso satélite natural.

1971: A tripulação da Soyuz 11 ocupa a Salyut 1, tornando-a a primeira estação espacial em órbita da Terra. Uma nova vitória para a URSS, que tinha perdido a corrida lunar havia menos de dois anos.

1975: Lançada a Venera 9, uma sonda soviética que foi a primeira a orbitar Vénus. A 22 de Outubro, o módulo de descida tornou-se o primeiro engenho a enviar imagens da superfície de outro planeta. Manteve contacto com o módulo orbital durante 53 minutos.

2007: O lançamento do space shuttle Atlantis marcou o 250º voo orbital tripulado.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]