Pronto, a cápsula Dragon Crew, ou Dragon 2, atracou na ISS sem problemas. O próximo passo será mais importante – daqui a uns meses, na próxima viagem, a tripulação será humana.

Em 1904 nasceu George Gamow, um dos grandes promotores da teoria do Big Bang; e também autor de inúmeros livros de divulgação em diversos domínios. Nascido e criado na URSS, emigrou para os EUA em 1934, e lá prosseguiu a sua carreira.

Em 1979, a sonda Voyager 1 descobriu que Júpiter tem anéis: difusos, constituídos por poeiras, sem qualquer comparação com os de Saturno, praticamente invisíveis a partir da Terra. Mas estão lá.

O Pentágono enviou para o Congresso uma proposta para estabelecer a Força Espacial, cuja criação foi solicitada pelo presidente Trump. Um (mais um) passo para transformer o espaço em nada mais do que outro teatro para a concorrência geopolítica? Ou apenas uma resposta adequada ao facto de outros programas espaciais terem um indesmentível controlo militar? O mundo é o que é, e não aquilo que gostaríamos…

E algures no deserto marroquino há uma série de robots a passear, convencidos de que estão em Marte – na realidade, no quadro de um projecto financiado pela UE, várias equipas testam as suas tecnologias para futuras missões de exploração planetária.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]