Hoje chega à ISS a cápsula de carga Dragon. As actividades relacionadas com o acontecimento podem ser seguidas ao vivo na NASA TV, a partir das 9.30.

O lançamento do foguetão Delta com o satélite espião americano foi adiado para a madrugada de dia 9.

Entretanto, e finalmente, podemos ouvir o som do vento em Marte. Já houve tentativas de levar um microfone até ao planeta vermelho, mas sem sucesso. Desta vez, dois instrumentos da InSIGHT conseguiram detectar as vibrações do ar marciano a passar sobre a sonda: o sismómetro e um sensor de pressão atmosférica. Os dados foram “traduzidos” em som, que está disponível aqui.

Oitocentos e noventa anos atrás: 1128. John de Worcester faz o primeiro registo em desenho de manchas solares. Havia notícia delas de observações chinesas mais antigas, mas não um diagrama.

Em 1908, foi inaugurado o telescópio reflector de 60 polegadas do Monte Wilson. Depois de muitos anos de utilização profissional, está agora exclusivamente dedicado ao público interessado.

Em 1990 a sonda Galileo, a caminho de Júpiter, passa pela Terra para receber uma pequena ajuda gravítica. Precisamente dois anos depois, repetiria a acção, desta vez para ser catapultada para a trajectória que a levaria para junto do gigante gasoso.

Em 2010, a Space X conduziu o primeiro teste de voo da cápsula Dragon. Pela primeira vez, uma cápsula privada ia ao espaço e regressava à Terra. Foi recuperada no oceano Pacífico, ao fim de um pouco mais de 3 horas de missão.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]