Hoje, a lista de asteróides começa com um de número relativamente baixo: o 881 Athene foi descoberto em 1917, e está hoje a 1.326 UA da Terra – o nome é o da deusa grega da sabedoria, Atena; e prossegue com um ainda mais “antigo”, o 130 Elektra, identificado em 1873, hoje a 2.56 UA de nós, cujo nome vem também da Antiga Grécia – tendo sido descoberto ainda no século XIX, é um asteróide de dimensões relativamente grandes (180 por 12 km), e até tem dois satélites; temos também o 2069 Hubble, encontrado em 1955, também de dimensões razoáveis (embora existam resultados muito variados…), e que homenageia o grande astrónomo americamo Edwin Hubble, falecido em 1953, que descobriu a expansão do Universo – está hoje a 2.589 UA da Terra; o 4197 Morpheus foi descoberto em 1982; está hoje a 1.77 UA do nosso planeta, mas pertence à classe Apollo: a sua órbita solar cruza-se com a da Terra; o nome leva-nos de volta à Grécia, trata-se do deus dos sonhos (e não do personagem da trilogia cinemática Matrix…).

Há ainda um Amor (o 2009 SK 104…) que passa hoje a 0.081 UA da Terra. E, evidentemente, há uma vasta série de objectos diminutos que chocarão hoje com a Terra, sem que saibamos deles e sem que provoquem quaisquer danos.

Hoje, uma visita de sonho para quem se interessa pela exploração espacial: o JPL abre as portas… Pois, a coisa passa-se lá pela distante Califórnia, e os bilhetes, claro, estão esgotados. Não vale a pena ir a correr para o aeroporto.

Em 1967, nos EUA, discute-se a sequência de voos para o programa Apollo, depois da primeira missão tripulada (a Apollo 7): o debate prende-se com o momento de realização da primeira missão que inclua orbitar a Lua – acabou por acontecer logo na Apollo 8.

Em 1994, a NASA selecciona o seu 15º grupo de treino para astronauta. De 2962 candidatos, 122 são examinados, e 19 escolhidos: 10 pilotos, 9 especialistas de missão; 6 são civis, 13 militares. São também incluídos quatro candidatos vindos de outros países. Dois são franceses, o que pode ter influído na escolha de uma alcunha colectiva: The Flying Escargot (substituindo a proposta: Slugs, lesmas, porque no ano anterior não tinha havido selecção, e portanto estes estavam atrasados…). Também havia um japonês e um canadiano. Todos visitaram o espaço mais do que uma vez.

Em 1999, é divulgada (não oficialmente) uma imagem do foguetão chinês Longa Marcha na versão 2F, ou seja, capaz de enviar para o espaço uma cápsula tripulada. A princípio alguns analistas julgam tratar-se de uma montagem, mas em Novembro é realizado o rimeiro teste de voo (não tripulado).

Em 2008, a China lança um satélite de comunicações que servirá para as tranmissões dos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam pouco depois.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]