Há cinquenta anos, foi realizado o último teste não tripulado do conjunto que haveria de levar homens à Lua, poucos meses depois. A missão Apollo 6 teve algns problemas com o funcionameto dos motores no lançamento, mas permitiu à NASA adquirir a confiança suficiente para passar aos voos tripulados. Quinze anos depois disso, em 1983, teve início a primeira missão do space shuttle Challenger, com quatro tripulantes a bordo. Durante esta missão teve lugar a primeira EVA (actividade extra-veicular), com utilização de uma unidade autónoma. E outros catorze anos depois, em 1997, foi a vez do Columbia partir para o espaço, numa missão que foi cortada de forma abrupta por problemas com as células de combustível; durou apenas quatro dias.

Quanto a asteróides, hoje temos o 16543 Rosetta – apesar de ter sido descoberto em 1991, recebeu a designação da sonda europeia (e não da famosa pedra que lhe deu nome…) quando esta alcançou o seu alvo, o cometa 67P; o 2807 Karl Marx, que foi descoberto em 1969 – não será surpresa saber que o autor do feito foi um astrónomo russo, na Crimeia soviética; o 391257 Wilwheaton, encontrado em 2006, tem um nome que nada dirá a muita gente – mas muitos ficarão elucidados ao saber que se trata do actor que desempenhava o papel de Wesley Crusher na série televisiva Star Trek: The Next Generation; e o 96193 Edmonton, descoberto em 1991, honra a cidade canadiana do mesmo nome, capital do estado de Alberta.

Na ISS, é dia de receber presentes: a cápsula Dragon da Space X atraca à estação por volta das 11.00. A NASA TV cobre o evento a partir das 9.30.

Em 1966, foi concluída a selecção do quinto grupo de astronautas americanos, que se previa serem necessários para os muitos voos Apollo programados (dez visitas lunares e depois viagens para estações orbitais…). Dos 351 candidatos iniciais (incluindo seis mulheres), foram escolhidos 19 – nenhum do sexo feminino.

 

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]