Professor Stephen Hawking (1942-2018)
Stephen Hawking deixou-nos hoje, aos 76 anos de idade.
Considerado como uma das mentes mais brilhantes de sempre, era conhecido em todo o mundo pelas suas contribuições para a ciência, bem como pelos seus livros, participações em programas e séries de televisão, palestras e filmes autobiográficos.
Ao longo da sua vida, estudou os grandes mistérios do Universo, lançando novos fundamentos sobre as leis básicas que o governam, dedicando-se em especial aos buracos negros e revelando que estes têm uma temperatura e produzem radiação, agora conhecida como radiação de Hawking. Recebeu vários prémios, incluindo o Albert Einstein Award, a Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society e o Fundamental Physics Prize, e conseguiu levar ao alcance de todos as ideias científicas mais complexas através de livros populares, entre os quais o best-seller Breve História do Tempo.
O mais extraordinário é que conseguiu tudo isto travando uma batalha de décadas contra a esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como a doença de Lou Gehrig), que lhe foi diagnosticada aos 21 anos e o foi afetando gradualmente, deixando-o totalmente paralisado numa cadeira de rodas, comunicando através de uma voz de síntese que se tornou instantaneamente reconhecível. As limitações físicas não afetaram, porém, o seu raciocínio nem a sua determinação em lutar contra a doença, contrariando todos os prognósticos médicos que à partida lhe davam uma muito curta esperança de vida.
Hawking foi intelectualmente ativo até ao final dos seus dias, e será lembrado não apenas pelo seu extraordinário legado científico, mas também pelo seu humanismo e pela sua imensa coragem. Um exemplo para todos nós.
Até sempre, professor Hawking!
Fonte da notícia: Universidade de Cambridge
um incrível homem, vai deixar saudades.