Onde terá a vida nascido? Na Terra, claro. É a resposta óbvia. Bem, alguns pensam que na realidade ela poderá ter surgido ainda antes do fim da acreção dos planetas. Água, energia, compostos orgânicos – tudo isso estava disponível nos pequenos objectos que começaram por se formar nas imediações do Sol; encontramos os seus sinais em meteoritos. E nem todas as colisões e processos de crescimento dos proto-planetas terão sido eventos de alta energia que destruíssem tudo… portanto, a Terra pode ter acolhido as sementes de uma vida nascida no espaço. Pode, sim – mas não será fácil demonstrá-lo.

1900: Nasceu Jan Oort. O astrónomo holandês foi imortalizado na Nuvem de Oort, conceito que propôs como reservatório de cometas de longo período na fronteira do Sistema Solar. Contudo, os seus trabalhos foram muito mais extensos, nomeadamente no campo da astronomia galáctica. Além disso, adiantou também a possibilidade da existência de matéria escura, em 1932.

1906: Nasceu (também na Holanda) outro grande astrónomo no campo dos estudos sobre a Via Láctea: Bart Bok.

1928: E neste ano nasceu um dos grandes pioneiros da geologia planetária: Eugene Shoemaker. Estudou e demonstrou definitivamente que a cratera de Barringer se devia ao impacto de um objecto de origem extraterrestre – e depois fez o mesmo com a estrutura do Ries, na Alemanha. Era um entusiasta da exploração lunar, e sonhava viajar até lá para estudar as rochas in situ, mas um problema de saúde excluiu essa possibilidade. Em vez disso, ajudou a dar treino geológico aos astronautas, e foi um dos criadores da secção de Astrogeologia nos Serviços Geológicos americanos. Morreu em 1997, numa bizarra colisão de automóveis numa área remota da Austrália, onde investigava a existência de crateras de impacto ainda desconhecidas.

1963: Na URSS, os planos para a construção do foguetão N1 parecem sólidos – mas há algum facilitismo desde o início, e espera-se o primeiro voo para daí a dois anos…

1965: É decidido que os astronautas no módulo de comando da cápsula Apollo não precisarão de usar permanentemente fatos de pressurização.

2001: Mais um lançamento russo, mas desta vez com algo de especial: Dennis Tito torna-se o primeiro turista espacial. O americano pagou vários milhões para passar oito dias na estação orbital ISS. O seu voo foi controverso, já que a NASA se recusou a colaborar com o envio de um passageiro pagante.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]