24 Abril 2019
O sismómetro da InSIGHT detectou o que aparenta ser o primeiro sismo marciano a ser registado! O sinal é, ao que parece, extremamente ténue, e muita análise será necessária para extrair deste registo alguma informação sobre a origem deste abalo – que mostra mais semelhanças com a actividade sísmica lunar do que com a terrestre.
Na Rússia, desenvolve-se um robot antropomórfico para missões espaciais. O uso de robots no espaço (não como sondas autónomas mas como auxiliares de tripulantes humanos) parece um passo lógico. A forma é uma questão de objectivos, mas também de psicologia…
1967: O cosmonauta soviético Komarov torna-se a primeira fatalidade em consequência de um voo espacial. Depois dos problemas em órbita, é decidido fazer regressar a cápsula à Terra, mas novos problemas impedem que os pára-quedas se abram correctamente, e a Soyuz 1 despenha-se na superfície a uma velocidade de 30 a 40 m/s. Kamarov foi literalmente esmagado. Os restos foram cremados e sepultados na muralha do Kremlin.
1970: A China tornou-se o quinto país a conseguir colocar em órbita um satélite com um lançador desenvolvido no próprio país. O dia tornou-se o Dia Nacional do Espaço no gigante asiático.
Leave a Reply