Tivemos esta noite mais um eclipse lunar. Sim, mais um – este tipo de fenómeno é bastante mais fácil de observar do que um eclipse solar. Não deixa de ser um momento excepcional e inspirador, claro. Parabéns a todos os que ficaram acordados para o ver.

Para hoje, temos actividade no espaço: a China vai lançar um Longa Marcha 11 com vários satélites de observação da Terra; a Blue Origin tinha prevista a realização de mais um voo suborbital não tripulado com o seu New Shepard, mas foi adiado para amanhã ou depois.

Em 1959, começava a análise dos processos dos candidatos a astronautas do programa Mercury. Um ano depois, era lançado um Little Joe (um foguetão de pequenas dimensões com um protótipo da cápusla Mercury) que chegou a cerca de 15 km de altitude e levava a bordo um macaco Rhesus – Miss Sam. A missão correu bem, e a macaca foi recuperada de boa saúde ao fim de trinta minutos.

Em 1965, na URSS, 15 pilotos concluem o treino básico de cosmonauta. Entre eles há mulheres, mas há também uma grande resistência da parte de vários responsáveis a novos voos com tripulantes femininas.

Muitas novidades sobre a nova vaga de exploração lunar: colaboração entre EUA e China, EUA e Israel, EUA e Rússia (para a famosa estação orbital lunar…), NASA e empresas privadas… A ESA lança uma competição a nível industrial, para desenvolvimento de tecnologia electroquímica que permita a utilização de recursos locais. E há também novidades no estudo das crateras lunares: foi agora sugerido que existiu um aumento significativo de impactos nas últimas três centenas de milhões de anos. A razão ainda é desconhecida (e não faltarão outras conclusões obtidas a partir dos mesmos dados…).

Quanto a Saturno, também há novidades: os anéis poderão ser relativamente recentes (já vimos este debate andar para um lado e para o outro, mas agora os dados parecem ser mais decisivos); e foi feita uma determinação precisa da duração do dia no gigante dos anéis, graças justamente a alguns efeitos visíveis neles: 10 horas, 33 minutos e 38 segundos.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]