Ao fim de muitos adiamentos, está de novo previsto para hoje o lançamento do foguetão Delta IV Heavy da ULA, para colocar em órbita uma carga secreta – provavelmente um satélite-espião. O lançamento acontecerá na base de Vandenberg, na Califórnia, por volta das 18.30; pode ser seguido ao vivo aqui .

A sonda New Horizons foi lançada há 13 anos, em 2006. Já visitou Plutão e o 2014MU69, e prossegue na sua viagem – ainda pode funcionar mais uns 15 anos. À altura do lançamento, Plutão ainda era considerado o nono planeta do Sistema Solar… Postos de lado esses detalhes, tem sido uma missão extraordinária, que nos revelou novos mundos, respondeu a algumas questões e, como é natural na ciência, levantou muitas outras.

Em 1747 nasceu Johann Bode, que reviu a “lei” proposta por Titius quanto às distâncias orbitais dos planetas – mas fez bastante mais do que isso: calculou a órbita de Úrano e sugeriu esse nome para o novo planeta (o que fez com que um “novo” elemento químico, descoberto em 1789 fosse chamado urânio). Entretanto, a lei, abandonada quando da descoberta de Neptuno, tem sido recuperada em estudos sobre satélites dos planetas gigantes e sobre sistemas exoplanetários…

1946 viu o primeiro voo (no caso, apenas uma descida sem motor, a planar) do Bell X1 (inicialmente designado XS-1), que se tornaria o primeiro avião tripulado a ultrapassar a velocidade do som (em 1947, com Chuck Yeager aos comandos).

O contrato para construção das sondas Surveyor, que iam testar a superfície da Lua, foi atribuído pela NASA à Hughes Aircraft em 1961. No mesmo dia foram feitos contratos com a Douglas e a Chance Vought para procederem a estudos de futuras missões lunares e interplanetárias tripuladas, a serem lançadas a partir da órbita terrestre.

Em 1965 foi lançada a Gemini 2 – um voo de teste não tripulado, suborbital. A mesma cápsula seria usada noutra missão de teste, e tornou-se assim o primeiro veículo a visitar duas vezes o espaço (excluindo o avião-foguete experimental X15, que subiu várias vezes acima dos 80 km de altitude).