6 Janeiro 2018: A Lua, já lá vão umas décadas
Cinquenta anos
Em 1968, nesta data, foi lançada a Surveyor 7. Bem, como de costume, de facto, esta questão é espinhosa. É que ela foi lançada de facto no dia 6 nos EUA. Mas, se quisermos usar tempo UTC, já era dia 7. Bom, fiquemos com a data de quem a enviou para o espaço… A Surveyor 7 foi a última de uma série de sondas automáticas enviadas para testar a superfície lunar e recolher dados sobre a sua natureza. Levava câmaras, um instrumento para determinar a composição química do solo e outro para determinar as suas propriedades mecânicas. Aterrou na Lua uns dias depois (a 10), próximo da cratera Tycho e esteve em operação durante algum tempo (até Fevereiro). Havia planos para que ela fosse visitada pela tripulação da Apollo…20 – uma das que nunca chegaram a ver a luz do dia.
Vinte anos
E em 1998, foi a vez da Lunar Prospector. Uma sonda que não levava câmaras… Na realidade, tinha a bordo uma série de instrumentos para investigar gravidade, magnetismo e composição das rochas lunares. A missão durou até Julho de 1999, altura em que a sonda foi propositadamente lançada contra a superfície lunar, numa região repleta de crateras junto ao pólo sul lunar, para tentar confirmar a presença de água (gelada) nessa área.
Ah, e a tal Zuma…
Afinal, ainda não foi lançada. Mais um adiamento, que a Space X não explicou cabalmente, mas que se julga estar relacionado com a natureza sensível da carga e a necessidade de não fazer asneira… assim do género de uma explosãozita. Parece que só amanhã se fará nova tentativa.
Leave a Reply