A uma distância de mais de 12 milhões de anos-luz, Centaurus A é uma das galáxias mais próximas da Terra. As suas enormes dimensões e o seu brilho espetacular, juntamente com a sua “proximidade”, tornam esta galáxia num dos objetos mais estudados do céu no hemisfério sul.

A galáxia Centaurus A. Crédito da imagem: CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA. Agradecimentos: PI: M. Soraisam (University of Illinois at Urbana-Champaign/NSF’s NOIRLab). Processamento de imagem: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), M. Zamani (NSF’s NOIRLab) & D. de Martin (NSF’s NOIRLab).

Uma equipa de astrónomos usou a Dark Energy Camera (Câmara de Energia Escura – o nome desperta logo curiosidade!) do Telescópio Victor M. Blanco, no Chile, para obter uma incrível imagem desta galáxia “vizinha”. Na imagem, podemos ver o brilho impressionante das estrelas e os filamentos escuros de poeira que escondem o luminoso centro da galáxia.

A poeira foi criada por uma antiga colisão de galáxias, resultado da fusão entre uma galáxia elíptica gigante e uma galáxia em espiral, mais pequena. Mas Centaurus A não é apenas gás e poeira, é também um berçário de estrelas, e podemos vê-lo pelas brilhantes nuvens vermelhas de hidrogénio e pelas ténues estrelas azuis nas extremidades da banda de poeira.

Com os seus 570 megapixels, a Dark Energy Camera é uma das câmaras mais poderosas do mundo (cerca de 50 vezes mais potente que a câmara de um telemóvel médio!). A imagem que vemos é um corte de 10 megapixels da imagem total. Não é incrível?

Facto Curioso:

Como Centaurus A é visível com binóculos e telescópios, é um dos objetos que melhor se observam no hemisfério sul. Além do seu belo colorido e da poeira em redor, a galáxia abriga também no seu interior um buraco negro supermassivo.

 

Este Space Scoop tem por base um comunicado de imprensa  NOIRLab.

 

Tradução: Teresa Direitinho

Space Scoop original (em inglês) 

Versão portuguesa no Space Scoop

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]