A missão Psyche, que vai estudar um asteróide metálico, está no bom caminho para um lançamento em 2022 (e uma chegada ao seu objectivo em 2026). O estranho objecto poderá ser um embrião de núcleo planetário – embora não se perceba como poderia formar-se e manter-se intacto ao longo dos milhões de anos em que os planetas se agregaram; ou, se resultou de uma diferenciação, o que aconteceu às camadas rochosas que o deviam ter rodeado… Ah, perguntas, questões: a alma da ciência.

Em Ceres existe uma estranha montanha isolada, Ahuna Mons, que muitos pensavam poder ser um criovulcão (que expeliu água). Um estudo recente apresenta evidências de que se trata realmente de uma elevação de natureza vulcânica, e que as suas erupções trouxeram à superfície uma mistura de água e rocha, ou seja, lama. Isto aponta para alguma fluidização, pelo menos local, no manto do asteróide e planeta-anão.

1831: Nasceu James Clerk Maxwell, autor das equações que descrevem os fenómenos electromagnéticos. Foi também ele o primeiro a apontar que os anéis de Satruno deviam ser compostos por partículas em vez de serem sólidos. Morreu em 1879, ainda relativamente jovem. Foi a ele que Einstein se referiu quando lhe foi apontado que também ele se apoiara nos ombros de gigantes para desenvolver os seus pensamentos…

1970: Foram publicadas as conclusões do inquérito ao incidente com a Apollo 13: um fio eléctrico no tanque de oxigénio líquido tinha queimado o isolamento e dera origem à explosão.

1983: A sonda Pioneer 10 atravessou a órbita de Neptuno, tornando-se o primeiro objecto humano a deixar para trás os oito planetas do Sistema Solar (na altura, Plutão ainda era considerado um planeta, mas, devido à excentricidade da sua órbita, entre 1979 e 1999 estava mais próximo do Sol do que o gigante azulado).

1993: Faleceu Deke Slayton. Um dos sete astronautas escolhidos pela NASA na primeira selecção, tinha sido designado para a terceira missão do programa Mercury, mas acabou afastado do espaço durante mais de uma década, devido a problemas médicos. Tornou-se o chefe dos astronautas americanos, responsável pela selecção das tripulações dos programas Gemini e Apollo. Acabou por chegar ao espaço em 1975, na missão Apollo-Soyuz.

2010: A sonda japonesa Hayabusa trouxe de volta à Terra as primeiras amostras do solo de um asteróide, o Itokawa. A missão enfrentou vários problemas, mas acabou por cumprir os seus objectivos.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]