Hoje é lançada mais uma cápsula de carga Dragon, da Space X, com abastecimentos e experiências para a ISS. O lançador será um Falcon 9, que se espera poder ser recuperado num dos navios da Space X. O lançamento terá que ser efectuado num momento preciso, ou então adiado… E as notícias surgem enquanto esta rubrica está a ser escrita: o lançamento acaba de ser adiado para amanhã.

Ontem, a Blue Origin fez mais um voo de testes do seu New Shepard; sem tripulação, e sem atingir a órbita terrestre, mas com algumas experiências a bordo, a missão foi um sucesso. Mais um passo a caminho do objectivo de levar seres humanos (pagantes) à orla do espaço.

A Space X admitiu por fim que a cápsula Dragon Crew que estava a ser usada no teste dos motores de escape foi destruída numa explosão, cujas origens ainda não estão esclarecidas. Aparentemente, a companhia espera conseguir lançar uma tripulação ainda este ano, depois de corrigidos os problemas que levaram a este desfecho. E em consequência dele, a NASA emitiu um aviso à sua força de trabalho, esclarecendo que não têm autorização para partilhar imagens de eventos do género.

Na Índia, foi adiado o lançamento da segunda sonda lunar do país, a Chandrayaan 2. Deve ocorrer em Julho, com chegada prevista para Setembro – e mais um rover a percorrer a superfície lunar.

1962: O cosmonauta soviético Titov está de visita aos EUA; encontra-se com John Glenn, e tem oportunidade de apreciar uma cápsula Mercury.

2007: Faleceu Walter Schirra, que foi o comandante da primeira missão Apollo tripulada. Fez três voos espaciais, nos programas Mercury, Gemini e Apollo (o único astronauta a fazê-lo).

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]