O metano na atmosfera marciana volta a estar nas notícias, já que os dados da Mars Express corroboram medições feitas na superfície pelo rover Curiosity. Não é a primeira vez que a sonda europeia assinala picos de concentração de metano em Marte, mas desta vez trata-se de uma observação simultânea. Quanto à origem do gás, essa continua por desvendar.

Por cá, na Terra, foi anunciada a descoberta de uma jazida fossilífera de características únicas, que parece reflectir acontecimentos quase instantâneos que sucederam depois de um grande impacto… animais de diferentes naturezas misturados, congelados em sedimentos com origem provável num enorme tsunami. E sim, claro que falamos de dinossauros.

E finalmente alguém decide desenvolver uma máquina de lavar roupa para o espaço. Tendo em conta a quantidade (e peso) de roupa necessária para os tripulantes da ISS (e para uma futura viagem a Marte), é uma grande notícia. Usar água está for a de questão, mas há outras possibilidades.

1845: Foi obtida a primeira imagem (daguerreótipo) do Sol, mostrando algumas manchas.

1958: O presidente americano Eisenhower envia ao Congresso uma mensagem sugerindo a criação de um programa espacial robusto sob o controlo de uma agência civil, a que chama NASA, de forma a realçar o carácter científico e pacífico do estudo do espaço.

1959: A NASA realizou a selecção final dos sete astronautas para o programa Mercury. Alguns dos finalistas rejeitados acabaram por ser aceites em selecções posteriores. O grupo foi apresentado publicamente uma semana depois. Curiosamente, a base de recrutamento foi constituída não por voluntários, mas por pilotos militares seleccionados de acordo com os critérios estabelecidos. Dos 110 identificados, só 70 foram chamados para discussões, de entre os quais 56 se voluntarizaram. Os outros 40 nunca foram chamados, e por isso não tiveram sequer a possibilidade de se oferecerem.

1963: A URSS lançou uma sonda para tentar alcançar a superfície da Lua. Foi a segunda tentativa do género, mas não se conseguiu sequer aproximar do satélite natural da Terra, devido ao falhanço de uma correcção de trajectória.

1964: A URSS lançou uma sonda a caminho de Vénus, mas ao fim de alguns dias a parte electrónica sofreu problemas inultrapassáveis. Não se punha a hipótese de identificar a sonda como Venera, já que estava condenada, e como tinha deixado a órbita terrestre também não podia ser designada como parte da série Kosmos… e assim ficou conhecida como Zond 1, sem que fosse reconhecida oficialmente como uma sonda planetária destinada a Vénus.

1969: A URSS tenta lançar uma sonda para Marte. O lançamento corre muito mal, e o foguetão explode na proximidade da rampa. O combustível espalha-se por todo o lado, e o sítio torna-se inútil durante algum tempo, até ser limpo… pela chuva.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]