Estavam dois lançamentos previstos para hoje: na China, uma companhia privada(!!), chamada OneSpace, fará o seu primeiro teste de voo orbital do foguetão M1, com um cube sat como carga. Na Nova Zelândia, a Electron Lab ia lançar um satélite da agência Americana DARPA – mas o lançamento foi adiado para amanhã (de novo, porque já tinha havido outros atrasos).

1963: Três membros da equipa de cosmonautas soviéticos são detidos pela milícia devido a comportamento desordeiro em púbico, e ao estado inebriado em que se apresentam. Acabam por ser os três expulsos do corpo de cosmonautas, apesar de Gagarin defender a expulsão de apenas um deles.

1967: Na URSS, é tomada a decisão de autorizar cientistas e engenheiros a tornarem-se cosmonautas.

1968: Dia negro. Depois de anos passados numa redoma, Gagarin precisa de voar para recuperar a sua qualificação. Neste dia, em circunstâncias muitas vezes investigadas mas nunca completamente esclarecidas, o MiG 15 que tripula sofre um acidente que resulta na morte do primeiro ser humano a alcançar o espaço. Tinha 34 anos, feitos havia pouco tempo.

1969: Foi lançada a sonda Mariner 7, a caminho de Marte. Passou perto do planeta em Agosto e, em conjunto com a sua gémea Mariner 6, lançada um mês antes, obteve algumas centenas de imagens da superfície do planeta Vermelho.

1972: A URSS lançou a Venera 8, uma sonda destinada a estudar Vénus. O módulo de descida foi o primeiro a descer suavemente até à superfície, em Julho do mesmo ano, mas não levava câmaras (a Venera 7 tinha chegado à superfície anteriormente, mas tinha descido de forma descontrolada). Ainda assim, enviou dados durante quase uma hora, confirmando as altas pressões e temperaturas já conhecidas, e determinando que havia luminosidade suficiente para recolher imagens no futuro.

1989: Foi perdido o contacto com a sonda soviética Phobos 2, quando esta se aproximava do seu alvo, o satélite marciano do mesmo nome. Ao que parece, algo correu mal com o computador que seguia a bordo. A missão prometia muito, já que incluía vários módulos que iam descer até à superfície do pequeno satélite.

1992: Outra perda na lista dos gigantes do sector espacial: morreu James Webb, que foi o administrador da NASA na década de 60, e uma das forças que levou a Humanidade à Lua (apesar de já não ocupar o posto em Julho de 1969).

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]