Hoje parte da ISS a cápsula de carga Cygnus – traz nada mais do que lixo e desintegrar-se-á ao entrar na atmosfera terrestre. A partida pode ser vista em directo.

Desintegrar-se – ou melhor, desagregar-se. Foi o que fez o objecto que deu origem a um enorme número de amostras que receberam colectivamente o nome de Allende – um meteorito que caiu no México em 1969, e que se tornou um dos mais estudados da história. Trata-se de um condrito carbonáceo, com côndrulos e inclusões com uma idade maior que a da Terra – portanto, uma testemunha dos mais antigos tempos do Sistema Solar.

Em 1828, nasceu Jules Verne, prolífico autor de aventuras futuristas… Do centro da Terra e do fundo do mar à Lua, os seus heróis percorreram todas as paisagens. E inspiraram muitos a inventar, descobrir, investigar.

Neste dia em 1974 chegou ao fim a útima mssão no Skylab, o laboratório orbital americano. A tripulação era constituída por três caloiros do espaço: Gerald Carr, Edward Gibson e William Pogue. Nenhum deles voltou ao espaço depois.

Voltando ao presente, na Rússia crescem as preocupações com os planos privados de extracção de recursos na Lua. Anuncia-se que é necessário começar a preparar especialistas em direito espacial…

O rover da missão ExoMars da ESA recebeu um nome oficial: Rosalind Franklin, uma cientista britânica que foi decisiva na determinação da estrutura da molécula do DNA.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]