Regressam os lançamentos. Hoje, um Ariane 5 partirá de Kourou para colocar em órbita dois satélites de comunicações. Será depois das 21.00.

Na história dos lançamentos falhados, em 1958 os EUA voltaram a tentar colocar em órbita um satélite com o foguetão Vanguard (que tinha falhado em directo na TV em Dezembro do ano anterior). Desta vez o voo começou… mas terminou aos 55 segundos. Ainda assim, pouco mais de um mês depois, este programa da Marinha conseguiu ter êxito.

Em 1959, a NASA criou um grupo de trabalho para ponderar o programa de exploração lunar.

Na URSS, em 1964, os cosmonautas vão conhecer a cápsula Soyuz, que substitui a Vostok de um lugar – mas o programa está atrasado, e os americanos começam a tomar a dianteira em voos tripulados. Sete anos depois, a ideia é que os soviéticos acumularam cinco ou seis andos de atraso.

Em 1967 foi lançada a Lunar Orbiter 3, parte do programa americano para estudar a superfície lunar e definir locais de aterragem para as missões dos programas Surveyor (automáticas) e Apollo (tripuladas). A sonda acabou por embater na superfície.

Quatro anos depois, a Apollo 14 chegava à Lua. Alan Shepard e Ed Mitchell passaram mais de um dia na superfície do nosso satélite, e recolheram mais de 40 kg de amostras rochosas. Além disso, Shepard, o único dos sete astronautas do programa Mercury a chegar à Lua, “jogou” golfe improvisado na paisagem cinzenta…

Em 1974, a Mercury 10, a caminho de Mercúrio, para realizar os primeiros estudos do planeta, passou por Vénus, cuja gravidade usou para proceder a um ajuste na trajectória.

Entretanto, em Marte… a InSIGHT colocou uma tampa em cima do sismómetro. Tudo faz parte do plano para garantir que os dados recolhidos provêm do interior do planeta, e não são devidos a ventos ou a oscilações térmicas. O rover Curiosity obteve dados gravimétricos que permitem adiantar novas hipóteses para a origem do Mt. Sharp, a montanha que ocupa o interior da cratera Gale: pode ser uma acumulação de depósitos eólicos. E o Opportunity continua a não dar sinal de vida.

Na ISS, houve um incidente: uma ruptura num cano levou a uma inundação na área da casa de banho de um dos módulos americanos… Os astronautas tiveram que apanhar cerca de 10 litros de água. Só água…

Na Índia, a ISRO criou um Centro para Voos Tripulados. Os planos são para lançar os primeiros humanos (hindunautas???) no fim de 2021.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]