Hoje é o dia de Galileu. Há 455 anos, em 1564, nasceu em Pisa um dos maiores vultos da história da ciência. Um dos primeiros a utilizar o telescópio, investigador de inúmeras questões da física, polemista, cortesão, injustiçado, é uma personagem bastante mais complexa do que aquilo que é geralmente considerado. Seja como for, é um nome absolutamente incontornável na história da Humanidade e da sua descoberta do Universo.

Em 1961, James Webb assumia o posto de administrador da NASA. Seria ele a dirigir a agência nos anos gloriosos da corrida à Lua.

Em 1973, a sonda Pioneer 10 tornou-se a primeira sonda a atravessar a Cintura de Asteróides. Em termos “oficiais”, levou vários meses a cruzar essa zona do Sistema Solar, desde Julho de 1972.

Mais perto de nós, em 2013, a localidade russa de Chelyabinsk sofreu um abalo quando um meteoro se desfez na atmosfera, e a onda de choque provocou inúmeros estragos. Mais tarde foram encontrados diversos fragmentos do objecto nas proximidades da cidade.

Em Marte, boas e más notícias. A InSIGHT já colocou em posição a “toupeira” que vai abrir caminho pelo solo marciano até cerca de 5 m de profundidade – e obter dados importantes para perceber melhor o interior do planeta. O rover Opportunity, por outro lado, foi oficialmente considerado como perdido – ao fim de quinze anos de missão. Um extraordinário sucesso, e mais um monumento na paisagem vermelha, para um dia ser visitado pelos habitantes locais, os marcianos descendentes dos habitantes do terceiro planeta.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]