Talvez fosse mais simbólico começar o ano hoje: a Terra passa pelo periélio, o ponto da sua órbita mais perto do Sol. Segue portanto na velocidade máxima, a 0.983 UA do Sol.

Na Lua, nesta madrugada, a Chang’e 4 aterrou finalmente. A bordo, mais um passo para a conquista espacial dos bichos-da-seda e de algumas espécies vegetais. Além de uma série de outras experiências. E um marco na exploração espacial. Podemos perguntar porque é que a China faz isto. A resposta mais óbvia: para afirmar a sua capacidade científica e tecnológica. Para reforçar a sua ascensão entre as potências deste mundo. Para se mostrar capaz.

As imagens de Ultima Thule mostram um corpo composto pela junção de duas esferas – seria interessante saber mais sobre a área de fusão. Assumindo que se trata de um objecto primordial, resta saber a sua composição (ou seja, é um planetesimal semelhante aos que deram origem aos planetas rochosos? Dada a distância a que está do Sol e a sua suposta história, é dúbio) e a história de acreção e combinação.

Em 1962, o programa Gemini foi anunciado publicamente. Vinha na sequência do Mercury, e a ideia era a de enviar tripulações de dois astronautas para a órbita terrestre, ganhando experiência em missões prolongadas. Sempre com o olhar na Lua.

Em 1965 faleceu num acidente de automóvel na URSS Semyon Kosberg, responsável pela criação dos motores que tinham enviado para órbita os cosmonautas soviéticos. Uma perda que contribuiu para a diminuição do ímpeto do programa espacial da URSS.

Em 1999 foi lançada a sonda Mars Polar Lander. Tinha como objectivo pousar no hemisfério sul de Marte, perto do pólo. Meses mais tarde, na aproximação à superfície, um erro levou a que os motores fossem desligados cedo demais, e a sonda despenhou-se. Levava a bordo um microfone, entre outros instrumentos – muitos dos quais forem depois replicados na missão Phoenix, cerca de dez anos mais tarde.

Em 2004, o rover Spirit aterrou em Marte, na cratera Gusev. Percorreu quase oito quilómetros na paisagem marciana, e deixou de comunciar com a Terra em 2010.

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 5]