Hoje a Índia volta aos lançamentos. Um PSLV vai colocar em órbita dois satélites: um militar, de observação da Terra, e outro de comunicações, construído por estudantes.

São hoje lançadas nos EUA moedas de prata e ouro comemorativas da chegada à Lua. Têm a famosa imagem da pegada impressa na poeira lunar, e a reversão da imagem de Aldrin, onde se podem ver reflectidos, no visor do seu capacete, o módulo lunar, a bandeira americana, e o fotógrafo, Neil Armstrong.

No LPI (Lunar and Planetary Institute), em Houston, um curioso seminário sobre ureilitos (um tipo peculiar de meteoritos) e uma história de especulação informada, baseada na presença de inclusões em pequenos diamantes num ureilito (Almahata Sitta), que supostamente tiveram origem na fronteira entre o manto e o núcleo… de Marte. Uma longa história, possível, mas para a qual não há testemunhas.

Os Emiratos Árabes Unidos têm planos para o espaço. Um astronauta voará até à ISS ainda este ano, para uma curta estadia – que foi agora reduzida de dez para oito dias, devido à nova planificação de voos das Soyuz.

Em 1945 foi realizado um teste da A4b, basicamente uma V2 (cuja designação pré-combate eraA4) com asas. Apesar do lançamento com sucesso, uma das asas partiu-se na fase de voo estável. Não foram feitos mais testes.

Em 1985, o space shuttle Discovery conduziu a primeira missão para o Departamento de Defesa dos EUA. Os detalhes da missão ficaram assim escondidos.

Em 1986, a Voyager 2 fez a sua maior aproximação a Úrano – a primeira visita a esse gigante gelado. Descobriu 11 novos satélites, dois anéis, e obteve imagens detalhadas de algumas das luas, revelando estranhas formações geológicas (particularmente em Miranda).

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]