Mais um dia cheio de memórias.

Em 1905 nasceu Gerard Kuiper. O da (outra) Cintura. Nasceu Gerrit, na Holanda, mas mudou-se para os EUA nos anos 30. Um dos mais importantes nomes da Ciência Planetária, foi orientador de tese de Carl Sagan. Fundou o Lunar and Planetary Institute. Sugeriu que em tempos teria existido um reservatório de pequenos objectos para lá da órbita de Neptuno – mas acreditava que as perturbações gravíticas já os teriam expelido a todos da área. Enganou-se nisso (e em muitas outras coisas, como é normal na ciência).

O programa Gemini americano foi anunciado em 1961. A nova cápsula ia ser maior que a Mercury, com lugar para dois tripulantes – os quais incluiriam novos nomes, para lá dos envolvidos no primeiro programa tripulado. Ao mesmo tempo, o primeiro voo orbital americano foi adiado para 1962.

Em 1972, foi lançada a última missão lunar tripulada, a Apollo 17. Gene Cernan foi o último homem a deixar uma pegada na superfície da Lua, e Harrison Schmitt o primeiro cientista (e geólogo) a pisar o nosso satélite. O piloto do módulo de comando era Ronald Evans. O lançamento – o último em que foi utilizado o Saturno V – ocorreu à noite.

Vinte e três anos depois, em 1995, a sonda Galileo entrava em órbita de Júpiter (na Europa era já o dia 8…), enquanto o módulo atmosférico, que tinha feito os últimos meses de voo em separado, mergulhava na atmosfera do gigante gasoso. Tinham sido mais de seis anos de viagem. A sonda levava um vasto conjunto de instrumentos, e enfrentava um problema com a antena principal, que recusava abrir-se completamente. A sua missão durou perto de oito anos e 35 órbitas em torno do maior dos planetas.

E é hoje que deve partir a Chang’e 4, sonda lunar chinesa, que tentará aterrar no lado distante da Lua dentro de semanas e que incui também um rover. Uma estreia, que se espera que corra bem.

Na madrugada de dia 8, por outro lado, será lançado um Delta IV Heavy da ULA (United Launch Alliance) com uma carga classificada, um satélite de reconhecimento (ou seja, espião).

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]