Vivemos mais um período de acalmia na actualidade espacial. À espera da chegada da sonda InSIGHT a Marte no dia 26…

Entretanto, vasculhemos a História.

Não tendo (directamente) nada a ver com a Astronomia, é uma data a assinalar em qualquer meio de divulgação científica. Em 1859 é publicado um livro de grande impacto na sociedade: On the Origin of Species by Means of Natural Selection (de seu nome completo, ainda assim ignorando o que vinha depois de um “or”…), por Charles Darwin. Esta obra de grande fôlego aglutinou as ideias evolucionistas que vários autores desenvolviam e tornou-se a fundação da Biologia e da Paleontologia desde essa data.

Em 1969, a Apollo 12 regressa à Terra depois de uma missão de sucesso. A exploração lunar parece prestes a entrar em velocidade de cruzeiro (mas a Apollo 13 está ao virar da esquina…).

Um ano depois, a URSS testa em órbita terrestre o LK, módulo lunar, “disfarçado” como Cosmos 379. São realizadas várias manobras a simular a descida, partida e acoplagem, e tudo corre bem. A cápsula fica em órbita, desactivada, até 1983.

Por falar em engenhos espaciais desactivados, foi esse o destino recente de um observatório solar pouco conhecido, o RHESSI, lançado em 2002. Durante anos dedicou-se à detecção e análise de erupções solares. Está em órbita terrestre, e espera-se que venha a reentrar na atmosfera e ser destruído daqui a poucos anos.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]