Este é o dia que marca o aniversário do começo da Era Espacial. Há sessenta e um anos, a URSS colocou em órbita o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra. Não foi o primeiro artefacto a alcançar o espaço – se considerarmos o limite oficial de 100 km, já vários foguetões tinham ultrapassado essa altitude – mas foi o primeiro a dar sucessivas voltas à Terra (1440, na realidade), emitindo o seu famoso bip-bip durante 21 dias, antes de voltar a entrar na atmosfera em Janeiro de 1958 e ser destruído.

Regressam hoje à Terra, a bordo de uma Soyuz, três dos tripulantes da ISS, depois de passarem quase 200 dias em órbita. Parte da habitual rotação das tripulações, que geralmente envolvem americanos, russos e europeus, com astronautas de outras origens a ocuparem lugares de vez em quando. Mas ainda este ano estão previstos voos experimentais não-tripulados das cápsulas da Boeing e da Space X… para o ano deve haver bastante mais tráfego nesta rota espacial.

Em 1959, a URSS lançou a Luna 3, uma sonda que, poucos dias depois, obeteve as primeiras imagens (mais ou menos) detalhadas da superfície da Lua. Em 1963, soube-se que o grupo de cosmonautas em preparação para voos lunares era liderado por Yuri Gagarin. Dois anos depois, a sonda Luna 7 tentou (mas não conseguu) aterrar suavemente na Lua. Despenhou-se no Mar das Tempestades.

Em 1999 foi estabelecida pela ONU a Semana do Espaço, que tem lugar todos os anos entre 4 e 10 de Outubro.

Em 2004, faleceu Gordon Cooper, um dos sete astronautas originalmente seleccionados para o programa Mercury. Foi o primeiro americano a passar mais de um dia em órbita, mas nunca voou no programa Apollo.

No mesmo dia, a SpaceShip One conduziu o segundo voo suborbital em pouco tempo, de forma a conseguir a vitória no Ansari X-Prize, que valeu à equipa 10 milhões de dólares. O piloto passou três minutos e meio em queda livre (sem peso), depois de alcançar os 112 km de altitude. Não encontrou problemas – nessa altura tudo parecia encaminhar-se para que os voos turísticos (depois do acordo com a Virgin) se tornassem realidade a breve prazo.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]