Temos hoje mais um gigante da literatura representado no nome de um asteróide: o 17427 Poe, descoberto em 1989, está a 2.918 UA da Terra; mais perto, temos dois Apollos, um dos quais já tem nome: o 11885 Summanus, encontrado em 1990, foi o primeiro asteróide próximo da Terra – hoje a 1.326 UA de nós, mas a sua órbita elíptica passa perto da da Terra – a ser descoberto por processos automáticos; o seu nome vem de uma divindade etrusca e depois romana, responsável por raios e trovões nocturnos (durante o dia, isso era trabalho para Júpiter, claro).

Durante alguns dias, até à terceira semana do mês, o segundo maior asteróide, Vesta, será visível a olho nu (em lugares de céu escuro), no sudeste, antes do nascer da Lua. Vesta aproxima-se da oposição (em linha com a Terra e o Sol, com a Terra a meio) que terá lugar a 19 de Junho, a uma distância de “apenas” 170.6 milhões de quilómetros – mais perto do que tem ocorrido nas últimas décadas.

Em 1927, nasceu neste dia, na Alemanha, a primeira sociedade dedicada à promoção do voo espacial. Na primeira reunião da VfR estão três pessoas, mas ao fim de um ano já são mais de 500.

Em 1959 começa a construção do complexo de lançamento para o foguetão Saturn I. Dois anos depois, essa construção está terminada.

Em 1964, nos EUA, três companhias (Douglas, General Electric e Martin) recebem autorização para iniciarem estudos para uma futura estação espacial.

Em 1980, a URSS faz um voo de teste tripulado da nova Soyuz T-2, que se dirige à Salyut 6 e lá fica durante uns dias.

Em 1987, a NASA selecciona o seu 12º grupo de futuros astronautas. O grupo recebe a alcunha de GAFFers (mas essa designação não tem a ver com alguma tendência para as gaffes…). De 1962 candidatos e 117 finalistas, 15 são escolhidos. Sete são pilotos, oito são futuros especialistas de missão (cientistas e engenheiros); entre estes está a primeira mulher negra a treinar para astronauta – que por sinal passou por cá nestes dias, concedendo entrevistas a vários órgãos de comunicação. Todos voaram no espaço.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]