Retomemos a lista com que se tornou tradicional abrir estas notas: os asteróides. Para hoje, temos o 12397 Peterbrown, descoberto em 1995 e baptizado com o nome de um especialista contemporâneo em meteoritos; e o 12760, encontrado em 1993, e que tem o nome de James Maxwell, o cientista escocês que estudou o electromagnetismo e estabeleceu as equações que levam o seu nome.

Continuando pelos céus, hoje Júpiter está em oposição, ou seja, a 180º do Sol no céu terrestre – nasce assim quando o Sol se põe, e desaparece no horizonte quando o Sol nasce a leste.

Hoje também se celebra o 15º aniversário do lançamento da sonda Hayabusa pelo Japão. Esta sonda visitou o asteróide Itokawa e recolheu amostras rochosas da sua superfície, que foram trazidas até à Terra para estudo. Nesta altura, a Hayabusa 2 aproxima-se de outro asteróide, para cumprir uma missão semelhant (a chegada ao alvo está prevista para o fim de Junho).

Em 1965, a URSS procedeu ao lançamento da Luna 5. O objectivo desta sonda era realizar uma descida suave na superfície lunar, mas devido a uma série de problemas acbou por despenhar-se – tornando-se a segunda sinda soviética a atingr a Lua.

Em 1971 os americanos lançam a Mariner 8 na direcção de Marte. O foguetão sobe, mas ocorrem alguns problemas, e a sonda mergulha daí a poucos minutos no Oceano Atlântico… Foi a última vez até hoje que os EUA perderam uma sonda devido a problemas no veículo de lançamento.

Em 2014, o Brasil procede a mais um lançamento de teste; o foguetão FTI atinge 52 km de altitude. Foi até hoje o último lançamento da nação sul-americana.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]