Não há fome que não dê em fartura… ou então, fartura que não dê em fome. Para hoje, os asteróides estáo reduzidos a um: o 17898 Scottsheppard foi descoberto em 1999 e tem o nome de um astrónomo contemporâneo que estuda a Cintura de Kuiper.

O 4 de Maio é geralmente considerado como o Dia da Guerra das Estrelas, com base na frase “May the fourth be with you”… embora ninguém o tenha declarado oficialmente.
Mais interessante é o facto de ser também o Dia do Espaço nalguns países, nomeadamente nos EUA, com eventos e actividades para promover a cultura científica, sobretudo junto dos mais novos.

Em 1989, os EUA lançaram, a partir do space shuttle Atlantis, a sonda Magalhães – perdão, Magellan, já que pronunciar o nome na versão original lhes é completamente impossível… – para Vénus, onde entrou em órbita e por lá ficou a estudar o planeta mais próximo da Terra ao longo de cerca de quatro anos.

Em 1960, o programa americano de sondas lunares (destinadas a despenhar-se na Lua) recebeu o nome de Ranger. Em 1962, no decurso da sua viagem pelos EUA, Titov é apresentado a von Braun: os soviéticos aproveitam para recolher todos os dados que podem sobre o programa americano nas conversas mantidas. Em 1967, é resolvido adoptar uma nova numeração formal para as missões Apollo, começando com a Apollo 4 (não tripulada). Neste dia é também lançada a sonda Lunar Orbiter 4, que fica em órbita da Lua até Outubro, a obter imagens da superfície do satélite.

Em 2003, pela primeira vez, astronautas americanos regressam à Terra (da ISS) a bordo de uma Soyuz russa. Isso sucede devido ao acidente com o space shuttle Columbia, que deixa os EUA sem meios de acesso ao espaço.

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 5]