Há 45 anos, em 1973, foi lançada a Pioneer 11, uma das poucas sondas que já foram enviadas da Terra de forma a deixarem o Sistema Solar. Foi a segunda a ultrapassar a Cintura de Asteróides e a passar junto a Júpiter, mas foi a primeira a visitar Saturno. Desde 1995 que não há contacto com a sonda.

Em 1997 foi descoberto o asteróide 35352 Texas, que recebeu o nome do maior estado da parte contígua dos EUA (o Alaska é maior, como nos lembrava a Michelle Shocked há uns anos), onde se situa o Johnson Space Center, grande centro de comando da NASA.

Em 1972, nesta data, a NASA solicitou às empresas da indústria aeroespacial que apresentassem propostas para o desenvolvimento do space shuttle.

Novo pulo para a frente. Em 1992, falecia Isaac Asimov, um dos mais celebrados autores de Ficção Científica, célebre pelas suas histórias de robots (os quais seguiam as famosas três leis estabelecidas por Asimv), pelas vastas suíças que ostentava, e por ser capaz de escrever de forma clara e explanatória sobre qualquer tema… Entre os muitos títulos que publicou, na opinião deste vosso amigo, sobressai o romance The Gods Themselves. Obscuro, tavez, mas mais interessante do que Fundações e robots.

Em 2000, um caso algo bizarro: a Lockheed foi condenada nos EUA por ter cedido informação que ajudou a China a redesenhar um motor a ser aplicado num satélite de comunicações. De acordo com a versão chinesa, todas as ideias e trabalho foram nativas. Bem, ninguém esperaria outra coisa.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]