Para os fãs do Star Trek, hoje começamos com o 4659 Roddenberry, descoberto em 1981, e baptizado com o nome do criador dessa série televisiva; continuando na área do espectáculo, em 1989 foi encontrado o 4749 Ledzeppelin, que relembra a famosa banda inglesa de rock; e por fim o 5870 Baltimore, que ostenta o nome da cidade amerciana, foi também descoberto em 1989. E assim concluímos por hoje a habitual lista de asteróides da Cintura principal que passam pelos pontos mais próximos da Terra nas suas trajectórias em torno do Sol.

Hoej, Mercúrio atinge a sua maior elongação ocidental – estará 27 graus à frente do Sol, ou seja, visível de madrugada, antes que a nossa estrela surja no céu. É também dia (ou noite) de Lua cheia.

Celebra-se o 65º aniversário de Nikolai Budarin, cosmonauta já reformado, que cumpriu três estadias na Mir (1995 e 1998) e na ISS (2002-2003), acumulando 444 dias, e fez nove passeios espaciais, num total de 44 horas.

E é também o 125º aniversário do nascimento de Harold Urey – para lá de ter estado envolvido no Projecto Manhattan (a criação da bomba atómica americana), o seu nome ficou para sempre ligado a uma experiência que demonstrou que os aminoácidos podiam surgir a partir de uma mistura de amoníaco, metano e hidrogénio atingida por descargas eléctricas. Também analisou as amostras rochosas trazidas da Lua pelas missões Apollo, e é tido como um dos fundadores da cosmoquímica.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]