Depois da enxurrada de ontem, hoje não há asteróides a referir… ou melhor, apenas um aniversário: há 170 anos, foi descoberto o 9 Metis – é um dos maiores asteróides da Cintura Principal; embora não se saiba muito dele, parece mais denso do que seria de esperar, e há quem pense que se pode tratar do núcleo de um asteróide maior entretanto fragmentado. E antes disso, em 1803, nesta data deu-se uma verdadeira chuva de meteoritos sobre uma povoação da Normandia, chamada L’Aigle. O estudo desse fenómeno permitiu reconhecer a origem extra-terrestre dos fragmentos, e deu origem a um novo ramo da ciência, focada na investigação destes visitantes cósmicos.

Hoje é também o 85º aniversário de Arno Penzias, um dos descobridores da radiação cósmica de fundo, considerada uma das provas da realidade do Big Bang.

Em 1967, teve lugar o funeral de estado para Komarov, cujas cinzas foram colocadas nas muralhas do Kremlin.

Em 1971, foi tomada a decisão de deixar de submeter os astronautas das missões lunares a quarentenas.

E em 1986 deu-se o acidente nuclear de Chernobyl – nada a ver com a Astronomia, mas um marco importante da História recente. Bem, na realidade, os rovers lunares soviéticos, em versão modificada, foram usados nas operações de rescaldo do incêndio.

Em 2004, o rover Opportunity terminava a fase primária da sua missão em Marte; ou seja, terminavam os três meses exigidos de vida útil. Passaram entretanto 14 anos, e a missão prossegue.

Por fim, assinale-se que no quartel-general do ESO, na Alemanha, vai hoje ter lugar uma conferência de imprensa para apresentar um novo centro de divulgação para os visitantes, que inclui um planetário.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]