Asteróides

Como eles são muitos, há sempre (ou quase) novidades. E assim, hoje teremos o 48472 Mössbauer (um alemão que recebu um nobel da Física em 1961, e que descobriu um fenómeno que tem largas aplicações na análise química, e que é usado, por exemplo, por instrumentos dos rovers em Marte para analisar rochas), descoberto em 1991; o 10093 Diesel – esse mesmo, o que deu o nome ao motor de combustão interna tão usado em automóveis, que foi encontrado em 1990; e o 24101 Cassini, descoberto em 1991, que homenageia o grande astrónomo francês (nascido em Itália) que descobriu a divisão nos anéis de Saturno que recebeu o seu nome, e que foi descoberto em 1999.

 

Longa Marcha

A China poderá lançar hoje um dos seus foguetões, Longa Marcha 3B, para colocar em órbita um satélite de comunicações.

 

Carro-foguete

Em 1928, foi feito o primeiro teste de um carro equipado com foguetes; a ideia era atingir uma alta velocidade, e produzir publicidade para a marca (a Opel), mesmo que não houvesse aplicações práticas. A realidade pôs à frente da ideia o habitual muro, e o veículo percorreu 140 m… em 35 segundos. Mesmo na altura, foi um pouco menos do que impressionante.

 

1932

Nasceu neste dia Alan Bean, astronauta americano, a quarta pessoa a caminhar na Lua, na missão Apollo 12 (de que é, hoje em dia, o único sobrevivente). Em 1981 reformou-se da NASA e dedicou-se à pintura, produzindo várias obras sobre a Lua. Passou 1671 horas e 45 minutos no espaço.

 

1944, 1946

As SS prendem von Braun e outros membros da equipa que desenvolve as V2, por supostamente não se empenharem o suficiente em fazer delas máquinas de guerra e as usarem apenas para fazer avançar os seus sonhos de levar o homem ao espaço. Enfim, as coisas na Alemanha começavam a estar negras. E as V2 acabaram por chegar a Londres. E dois anos depois, von Braun e os outros assistiam ao primeiro teste estático de uma V2 montada na América. Mesmo que manchado, o sonho prosseguia.

 

Pickering

Em 2004 faleceu William H. Pickering, director do JPL entre 1954 e 1976, período em que os EUA lançaram as suas primeiras missões de exploração do Sistema Solar.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]