Mais um lançamento

Desta vez, cabe à United Launch Alliance enviar um Atlas 5 para o espaço, para lá deixar um satélite meteorológico gesoestacionário, que servirá NASA e NOAA. O lançamento pode ser seguido por volta das 22.00, no sítio do costume.

 

Deke Slayton

Um dos originais Mercury Seven, primeiro grupo de astronautas americanos, Deke Slayton estava designado para voar na terceira missão Mercury, mas foi afastado devido a um problema médico. Acabou por ir ao espaço já no tempo das missões Apollo. Nasceu neste dia, em 1924. Faleceu em 1993.

 

John Glenn

Em 1962, Glenn teve direito à sua parada festiva em Nova Iorque, depois de se tornar o terceiro americano no espaço, e o primeiro a orbitar a Terra.

 

 

Vénus

Em 1966, a sonda soviética Venera 3 terá sido o primeiro engenho terrestre a alcançar a superfície de outro planeta. Não se tem a certeza, porque as comunicações falharam antes de o objectivo, Vénus, ser alcançado. De qualquer forma, se aconteceu, não foi um pouso suave…

 

1968

Continuando com a história espacial soviética, em 1968 era este o dia previsto para o primeiro lançamento do N-1, o foguetão que ia lançar cosmonautas a caminho da Lua. Foi adiado para Maio. Os soviéticos nunca lá chegaram.

 

1978

Seleccionado o primeiro grupo de 12 cosmonautas de países amigos da União Soviética, que cumpririam missões até à estação orbital Salyut , se e quando houvesse lugar para eles.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]