Despachemos os asteróides do dia

Ora então… Hoje temos o 7434 Osaka – sem surpresa, foi descoberto no Japão,em1994, e homenageia a segunda maior cidade do país do sol nascente. Passa a 1.3 UAs da Terra. Também o 10637 Heimlich – o médico que criou, nos anos 70, a famosa “manobra” com o seu nome, e que serve para desobstruir as vias respiratórias. Este foi descoberto no ESO, em 1998. Passa muito longe, a 2.1 UAs da Terra.

 

Orcus

É um daqueles longínquos objectos que são classificados de uma série de maneiras. Tem número como asteróide: 90482 Orcus. Mas também é um trans-neptuniano, um KBO (Kuiper Belto Object), e um plutino (está em ressonância com Neptuno, e sempre oposto a Plutão).  Tem um satélite, chamado Vanth. Foi descoberto em2004, e baptizado com o nome de um deus romano do submundo, que já pertencia ao panteão etrusco (e grego). É também apontado como candidato ao estatuto de planeta-anão. Hoje está em oposição, ou seja, alinhado com a Terra e o Sol, com a Terra no meio.

 

Reuniões interessantes

No Goddard Space Flight Center, no Maryland, EUA, discute-se a origem da Lua, esse tema tão longe de estar encerrado. No Ames Research Center, na Califórnia, o tema é o passado de Marte, semelhante à Terra, com base nos cinco anos de exploração do Curiosity. E em Londres, aqui mais perto, fala-se do que pode ocorrer na exploração de Marte com o advento de foguetões mais potentes, como o Falcon Heavy da Space X e o SLS da NASA. Já em Tóquio, Japão, tem lugar um fórum ministerial para a cooperação global na exploração espacial.

 

Lançamento

Possível, mas talvez não provável, de um Soyuz, a partir de Plesetsk, com um satélite militar que teve aparentemente alguns problemas que impediram o lançamento em Outubro do ano passado.

 

Órbita polar

Em 1959, foi lançado, a partir de Vandenberg, o Discoverer 1, o primeiro satélite colocado em órbita polar.

 

Acidente

Astronautas mortos, não acontece apenas no espaço. Em 1966, a dupla que estava designada para a missão Gemini IX, Elliot See e Charles Bassett, faleceu em consequência de um acidente aéreo; os dois iam aterrar no aeroporto em St. Louis, num T-38 da NASA, para umas semanas de treinos. A equipagem substituta, que os acompanhava noutro avião, aterrou sem problemas e foi escolhida para a missão.

 

1977

Quarto voo cativo do Enterprise às costas de um 747; tripulado, e com uma duração de 2 horas e 11 minutos.

 

1990

Lançamento do space shuttle Atlantis, para uma missão secreta. Foi colocado em órbita um satélite militar que se crê ter sido o primeiro satélite furtivo com capacidade para mudar de órbita.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]