Lançamentos

A Space X lança mais umFalcon 9, desta vez para levar ao espaço o Hispasat 30W-6, um satélite de comunicações que ficará em órbita geoestacionária, sobre os 30º W de longitude, cobrindo Europa, Américas e África. No Japão, um satélite para “recolha de informação”, será lançado hoje ou amanhã a partir de Tanegashima, por um foguetão também japonês. Para lá das eventuais aplicações de defesa, também será usado para monitorizar desastres naturais.

 

Beatles

Não, não é uma reunião dos quatro de Liverpool, só possível hoje com hologramas ou recurso a outro qualquer truque tecnológico… Claro, um asteróide: o 8749 Beatles foi descoberto em 1998. Hoje passa a pouco mais de 1 UA da Terra. E também o 171183 Haleakala cumpre o momento de maior aproximação à Terra, este a mais de 2 UAs. O nome veio de um vulcão na ilha de Maui (Hawaii), onde estão situados alguns telescópios, entre os quais o Faulkes North, que foi aliás o instrumento usado para descobrir esta rocha espacial, em 2005; além disso, este telescópio é usado por vários projectos educacionais, incluindo pelo NUCLIO. Muito mais próximo passa um dos Apollo (grupo de asteróides que passam perto da Terra), o 2018DR, a apenas 0.006 UAs.

 

Cosmonautas

Em 1960, foi conhecida a primeira lista de 20 pilotos soviéticos seleccionados para treino de cosmonauta; tinham que ter menos de 30 anos (ao contrário dos americanos, que preferiam candidatos mais maduros), não ter mais de 1.7 m de altura e 70 kg de peso. Houve mais de 3000 candidatos. Foram primeiro escolhidos 102, depois reduzidos a estes 20, dos quais 12 voaram no espaço (entre eles, claro, Gagarin). Entre os outros 8, 1 (Bondarenko) morreu em testes, 4 ficaram feridos, 3 foram afastados por motivos disciplinares.

 

Mariner 6

Em 1969 foi lançada esta sonda para Marte, que faria uma passagem próxima ao planeta vermelho a 31 de Julho do mesmo ano, recolhendo 75 imagens da sua superfície. Curiosamente, dez dias antes do lançamento ocorreu um incidente técnico que obrigou a trocar de foguetão, mas que não prejudicou a sonda.

 

Space Exploration Alliance

Reunião em Washington deste grupo formado em 2004, que junta vários parceiros que defendem uma aposta mais ambiciosa do seu país, os EUA, na exploração espacial.

 

Voos de testes

Em 1977, o Enterprise, primeiro space shuttle , o tal que nunca foi ao espaço, cumpriu o seu terceiro voo de testes às costas de um Boeing 747. Dez anos mais tarde, foi o modelo de testes do Buran sovético, de que já falámos aqui, que fez o seu décimo-primeiro voo, com uma duração de 19 minutos.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]