Jactos de buracos negros simulados em super computadores

2002-01-27
Super computadores simulam jactos muito energéticos produzidos pelos objectos mais exóticos do Universo, os buracos negros. Os resultados deste tipo de simulações podem ajudar a compreender de que modo o movimento de rotação de um buraco negro pode dar origem à libertação de grandes quantidades de energia, nomeadamente na forma de jactos.
Mais...

Buracos negros caídos do céu!

2002-01-27
A existência de outras dimensões para além das 3 dimensões de espaço usuais pode ou não ser confirmada através da detecção de miniaturas de buracos negros que, de acordo com a teoria, seriam criados por raios cósmicos. Futuras experiências de detecção de raios cósmicos, com início nos próximos anos, foram concebidas para tentar detectar esses buracos negros.

Balão TIGER bate recorde de voo na Antártida

2002-01-23
Balão científico da NASA estabelece novo recorde de voo e obtém dados importantes para a compreensão da origem dos raios cósmicos.
Mais...

Subclasse de fulgurações gama recém descoberta pode resolver alguns mistérios

2002-01-22
Embora se acredite que a maioria das fulgurações gama ocorre a distâncias cosmológicas, a identificação de uma nova subclasse de fulgurações "locais" pode resolver alguns mistérios, incluindo a origem dos raios cósmicos ultra energéticos.
Mais...

Possível planeta em torno da estrela Vega

2002-01-18
O estudo da distribuição da poeira circunstelar de Vega sugere a presença de um planeta, não visível, com uma órbita excêntrica à volta da estrela.

Hélio-3 na Via Láctea revela abundância da matéria no Universo primordial

2002-01-17
Utilizando o rádio telescópio de Green Bank, astrónomos conseguiram determinar a quantidade de matéria criada pelo Big Bang.
Mais...

Emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa diminui

2002-01-16
Os gases responsáveis pelo efeito estufa continuam a acumular-se na atmosfera terrestre, mas mais lentamente do que no passado.
Mais...

Fim do Universo congelado no tempo

2002-01-16
Novas teorias sobre a extremidade da seta do tempo prevêem um fim do Universo original.

A cor do Universo

2002-01-16
Que cor veríamos se pudéssemos reunir toda a luz do Universo? Uma equipa de astrónomos encontrou resposta para esta questão uilizando observações provenientes do 2dF Galaxy Redshift Survey, um levantamento de galáxias a diferentes desvios para o vermelho.
Mais...

O caso da água desaparecida em Marte

2002-01-13
Muitas pistas sugerem que a água líquida fluiu um dia em Marte, gerando muitas expectativas sobre a questão de ser possível ter existido vida naquele planeta, mas as provas ainda são insuficientes e, por vezes, contraditórias.
Mais...

Astrónomos determinam a distribuição de matéria escura

2002-01-09
A distribuição em larga escala da misteriosa matéria escura existente no nosso Universo é semelhante à distribuição das galáxias.
Mais...

Primeira imagem de um objecto de matéria escura

2002-01-09
Primeira observação directa de um objecto constituinte da matéria escura do Universo.