Astrónomos descobrem sinais de nuvens de água na atmosfera de uma anã castanha

2014-08-27

Nuvens de água numa anã castanha - concepção artística. Crédito: Rob Gizis, CUNY BMCC.
Uma equipa de investigadores, liderada pela cientista espacial Jacqueline Faherty, encontrou sinais de nuvens de água na atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
de uma anã castanha
anã castanha
A anã castanha é uma estrela falhada cuja massa é insuficiente para permitir a fusão nuclear do hidrogénio em hélio no seu centro. No início das suas vidas, as anãs castanhas têm a fusão de deutério no seu núcleo central. Mesmo depois de esgotarem o deutério, as anãs castanhas radiam por conversão de energia potencial gravítica em calor e, como tal, emitem fortemente no domínio do infravermelho. De acordo com modelos, a massa máxima que uma anã castanha pode ter é de 0,08 massas solares (ou 80 massas de Júpiter). Estes objectos representam o elo que falta entre as estrelas de pequena massa e os planetas gasosos gigantes como Júpiter.
situada a uma distância de apenas 7,3 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. No artigo, a ser publicado no The Astrophysical Journal Letters, a equipa descreve a investigação e qual irá ser o passo seguinte.

A anã castanha WISE J0855-0714 foi detectada pela primeira vez pelo astrónomo Kevin Luhman, depois de estudar as fotografias tiradas pelo telescópio WISE, da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, durante o período de 2010-2011. Uma anã castanha é uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
que não conseguiu evoluir até ao ponto de sustentar reacções nucleares. Em vez de crescerem, as estrelas deste tipo enfraquecem e vão arrefecendo. Calcula-se que a temperatura da atmosfera de WISE J0855-0714 esteja ligeiramente abaixo do ponto de congelação da água.

Desde a descoberta desta anã castanha, os cientistas têm vindo a estudá-la para obterem mais informação sobre este tipo de objectos que, em alguns aspectos, são mais fáceis de estudar que os exoplanetas
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, uma vez que não há uma estrela nas proximidades com as suas emissões associadas. Neste último trabalho, os investigadores debruçaram-se sobre imagens no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
tiradas pelo telescópio Magellan Baade, no Chile, ao longo de três noites, em Maio passado. As cores observadas nas imagens corresponderam às de modelos desenvolvidos para mostrar como ficaria uma anã castanha se tivesse nuvens de água na sua atmosfera. Se os estudos futuros provarem de forma conclusiva que se trata realmente de nuvens de água, então estaremos perante a primeira descoberta deste tipo para um corpo fora do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
.

WISE J0855-0714 é aproximadamente do tamanho de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, mas tem três vezes a sua massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
e é também a mais fria anã castanha conhecida. As imagens no infravermelho também indicam que está apenas parcialmente nublado, o que é um fenómeno relativamente novo, tendo em conta o que se conhece, oferecendo aos astrónomos uma oportunidade única de estudo. No nosso sistema solar, apenas a Terra e Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
têm nuvens de água, e embora tenham sido detectados sinais de vapor água nas atmosferas de alguns exoplanetas, nunca foram descobertas nuvens de água.

Os cientistas espaciais não estão ainda totalmente certos de que os sinais detectados nas imagens traduzem uma situação verdadeira. O telescópio espacial James Webb poderá vir a clarificar o que se passa exactamente em WISE J0855-0714, algum dia, dentro dos próximos dez anos.

Fonte da notícia: http://phys.org/news/2014-08-astronomers-evidence-clouds-brown-dwarf.html