AVISO

Imagem do Dia


NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Os problemas mais importantes não podem ser solucionados com o mesmo nível de pensamento com o qual os criamos."
- Albert Einstein


As Primeiras Estrelas no Universo

2015-06-20

Créditos: ESO/M. Kornmesser
O Big Bang que deu à luz o nosso Universo parece ter sido um evento espetacular, uma explosão incrivelmente sonora e brilhante. Mas o nascimento do nosso Universo foi provavelmente muito subtil.

Durante muito tempo após o seu nascimento o nosso Universo era totalmente escuro, silencioso e vazio. As primeiras estrelas só apareceram quando o Universo tinha cerca de 100 milhões de anos. Até esta altura nada existia no Universo, apenas gases.

As primeiras estrelas que existiram no nosso Universo nunca foram observadas pois extinguiram-se há muito tempo atrás. Mas muitos astrónomos têm discutido há cerca da sua existência. Estas estrelas ter-se-iam formado de material criado no Big Bang.

Os únicos elementos químicos que existiam antes das estrelas eram hidrogénio, hélio e lítio. Isto significa que as primeiras estrelas eram formadas apenas com estes elementos, ao contrário do Sol e todas as outras estrelas da nossa galáxia.

Utilizando os poderes para viajar no tempo da luz, os astrónomos procuraram as primeiras galáxias, explorando o Universo distante de onde a luz partiu. E acabam de descobrir várias galáxias espetacularmente brilhantes e muito jovens!

Uma destas galáxias mereceu especial atenção por parte dos cientistas, a galáxia CR7. CR7 é a galáxia mais brilhante dos primórdios do Universo observada até hoje. A imagem mostra uma visão artística da galáxia. Os aglomerados na imagem, que parecem pó de fada são na realidade mágicos, mostram que que esta galáxia continha algumas das primeiras estrelas do Universo.

Estas são as estrelas que formaram as primeiras partículas pesadas que com o passar do tempo nos permitiram estar aqui. Realmente não poderíamos encontrar algo muito mais excitante que isto!

Facto Curioso: Estas primeiras estrelas deveriam ser enormes, várias centenas ou mesmo milhares de vezes mais massivas que o Sol.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1529