AVISO

Imagem do Dia

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Se os factos não se encaixam na teoria, mude os factos."
- Albert Einstein

Está a matéria negra a afastar-se de si própria?

2015-04-14

Créditos: ESO
O Universo está repleto de questões por responder: Existe vida para lá da Terra? Como começou o Universo? De que é feito o Universo? Em resposta a isto, um dos principais ingredientes do Universo é a matéria negra, provavelmente um dos maiores mistérios de sempre.

A matéria negra é um material misterioso e peculiar que deve o seu nome ao facto de não emitir luz, ou seja é totalmente invisível. Apesar disso, os astrónomos pensam que existe 5 vezes mais deste estranho material em comparação com a matéria normal que podemos ver.

Sabemos que existe matéria negra porque conseguimos ver o efeito que provoca nas coisas à sua volta. É como vermos as pegadas na neve feitas por um cão invisível. E sabemos que se encontra principalmente em volta das galáxias. De facto, quase todas as galáxias com a mesma forma da Via Láctea (em espiral) estão envoltas de matéria negra.

Do acordo com o nosso conhecimento atual, todas as pistas que apontam para a existência e localização da matéria negra são resultado da sua força gravítica ao atrair os outros objetos.

Esta imagem mostra-nos uma colisão cósmica colossal. Quatro galáxias gigantes a chocarem de uma só vez! Enquanto observavam este violento evento, os astrónomos repararam que a matéria negra que envolvia uma das galáxias foi deixada para trás.

Poderá parecer algo sem importância mas indicou-lhes que deveria estar a fazer sentir-se uma nova força. Possivelmente uma força nunca antes observada e que só a matéria negra pode criar e sentir. Como se a matéria negra estivesse a afastar-se de si própria!

Facto Curioso: Cerca de 95% do Universo é totalmente invisível para nós. A matéria negra está aqui incluída mas o principal ingrediente é uma força misteriosa designada por energia negra. Separa todos os objetos, como se fosse o oposto da força da gravidade!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO