AVISO

Imagem do Dia


Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Na ciência tenta-se explicar às pessoas, de uma maneira perceptível por todos, algo que ninguém sabia antes. Na poesia, é exactamente o oposto."
- Paul Dirac


O Estranho Caso da Anã Desaparecida

2015-02-22

Créditos: ESO/Digitized Sky Survey 2
Cerca de metade das estrelas semelhantes ao Sol nasceram com uma irmã gémea. Quando duas estrelas nascem juntas orbitam uma em torno da outra criando um sistema binário.

Um destes pares pode ser visto nesta imagem. As duas estrelas circulam muito próximo percorrendo uma órbita completa uma em torno da outra cada 12 horas. Duas vezes em cada órbita uma estrela passa em frente à outra.

O sistema diminui o seu brilho durante o curto espaço de tempo em que uma das estrelas eclipsa a outra, ao contrário da luz de um farol.

Usando um poderoso telescópio, os cientistas monitorizaram cuidadosamente a diminuição de brilho e verificaram que ao contrário do esperado não era regular. Mas este estranho comportamento poderia ser explicado facilmente caso existisse outro objeto a orbitar o par.

Durante anos os astrónomos acreditaram que um objeto escuro conhecido como uma estrela anã castanha, espreitava escondida no interior deste sistema binário. Mas novas observações utilizando um novo e poderoso telescópio não mostraram sinais da tão esperada anã castanha.

Mas se não existe a estrela anã castanha o que causará este estranho comportamento? Não temos a certeza mas a teoria favorita é de que os campos magnéticos das estrelas estão a alterar a sua forma e o seu brilho.

Facto Curioso: As novas imagens do sistema binário são tão precisas que conseguiam revelar uma anã castanha 70 000 vezes mais débil que a estrela central!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1509