AVISO

Imagem do Dia


NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Se não falhar de vez em quando, isso é um sinal de que não está a fazer nada de muito inovador. "
- Woody Allen


Quanto tempo vivem as estrelas?

2014-07-23

Créditos: ESO/G. Beccari
Resposta: As estrelas vivem diferentes períodos de tempo dependendo do quão massivas são.

Imagine como seria estranho se os membros da sua família envelhecessem a diferentes velocidades. Como se o seu irmão ou irmã parecessem ter 17 anos mas os seus pais continuassem a ter a aparência de adolescentes.

Isto seria algo muito estranho para as pessoas mas é bastante comum para as estrelas. Todas as estrelas envelhecem a diferentes velocidades, dependendo do quão massivas são no início das suas vidas.

As estrelas desta imagem fazem parte de um enxame aberto chamado NGC 3293 que contém cerca de 50 estrelas que nasceram praticamente ao mesmo tempo. O enxame tem menos de 10 milhões de anos - um bebé na escala cósmica! (Especialmente se considerarmos que o nosso Sol tem 4 600 milhões de anos e está a meio da sua vida)

Cada estrela deste enxame é muito mais massiva que o nosso Sol. Repare agora na grande estrela cor de laranja, em baixo à direita da imagem. É uma gigantesca gigante vermelha, cerca de 6,5 vezes maior que o Sol!

As gigantes vermelhas são estrelas que estão próximo do final das suas vidas, mas apesar disso a sua idade é muito inferior à da nossa estrela. Uma vez que pensamos que todas as estrelas deste enxame se formaram ao mesmo tempo é curioso que esta estrela tenha atravessado pelas fases da vida muito mais rapidamente que as suas jovens irmãs azuis.

A razão porque esta estrela envelheceu mais rapidamente prende-se com o facto de ser mais massiva e quente que as outras. Isto significa que a estrela queima com mais brilho consumindo o seu combustível mais rapidamente que as suas irmãs do enxame.

Facto Curioso: Os enxames de estrelas como este podem conter até milhares de estrelas. Dois astrónomos criaram recentemente uma imagem para demonstrar como o nosso céu noturno seria se o nosso sistema solar estivesse adentro de um enxame estelar! Dê uma vista de olhos na imagem em tinyurl.com/starcluster

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1428