AVISO

Imagem do Dia

Supernova Cassiopeia A

Ditos

"Para inventar, você precisa de uma boa imaginação e de um monte de tralha."
- Thomas A. Edison

Um presente de Natal do espaço

2012-12-25

Créditos: NASA, ESA and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)
O telescópio espacial Hubble está a ajudar-nos a entrar no espírito de Natal com esta nova imagem colorida. Os remoinhos de gás dançando em toda a fotografia são parecidos com uma fita brilhante no espaço, semelhante à que iremos usar para embrulhar os presentes de Natal! Agora imagine que inverte a imagem, ela irá parecer-se com um "S" gigante — de Santa! (Santa Claus - Pai Natal)

O que estamos realmente a ver nesta impressionante fotografia é uma nebulosa planetária: uma brilhante nuvem de gás e poeira. Além de ser bonita de ver, estas estruturas brilhantes mostram-nos também o futuro destino do Sol (a estrela no centro do nosso Sistema Solar). Em cerca de 5 milhares de milhões de anos, o sol vai passar a uma nova fase da sua vida: a fase de gigante vermelha.
Para ter uma ideia de quão grande é a nebulosa nesta imagem, pense nisto: cada pequeno nó do material é sensivelmente do tamanho do nosso Sistema Solar! Apesar da estrela no centro da nebulosa ser aproximadamente do tamanho da Terra, aparece-nos como um pequeno ponto de luz no centro da imagem. Consegue-a identificar embrulhada na faixa de gás e poeira como um presente de Natal?

Facto Curioso: Falando de Natal, já ouviu falar da 'Estrela de Belém' e a história da Natividade? Os cristãos acreditam que foi um objeto brilhante que anunciava o nascimento de Jesus Cristo. Bem, seja religioso ou não, pode estar interessado em saber o que os astrónomos pensam ter descoberto sobre o que esse farol bíblico realmente foi — Júpiter e Vénus! Ambos estes planetas teriam brilhado muito intensamente sobre o Oriente Médio na noite da fábula do nascimento Jesus. Quem disse que ciência e religião não se dão bem?!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Telescópio Hubble da NASA/ESA : http://spacetelescope.org/news/heic1220/