AVISO

Imagem do Dia


NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Nós sabemos muito pouco, contudo é espantoso que saibamos tanto, e ainda mais espantoso que tão pouco conhecimento nos possa dar tanto poder. "
- Bertrand Russell


Um super-herói fora do comum!

2012-05-11

Créditos: ESO/VLT
Um buraco negro, é formado quando uma estrela grande massa é esmagada num volume extremamente pequeno. (O equivalente a espremer a terra para o tamanho de um berlinde!) Embalar tanto material num espaço tão pequeno dá aos buracos negros superpoderes: uma gravidade incrivelmente forte que pode mesmo engolir a luz para sempre… caso passe muito perto!

À volta da zona de perigo, qualquer material nas proximidades é acelerado até velocidades muito altas antes de desaparecer para sempre dentro do buraco negro. Os astrónomos, podem observar através de telescópios especiais no espaço, este material extremamente veloz que emite raios X.

Naturalmente, até um super-herói deve ter limites para os seus poderes. Mas nos últimos anos, os astrónomos descobriram regiões em torno dos buracos negros que emitem uma quantidade louca de raios X – muito mais do que o que deveria ser possível. Na galáxia da foto em cima, que é chamada de M83, os astrónomos descobriram um buraco negro estranhamente poderoso.

Os astrónomos ainda não compreendem totalmente o que torna esses buracos negros megapoderosos, mas pode ser que sejam muito mais pesados do que os buracos negros normais. Um buraco negro pesado poderia puxar mais material do que um buraco negro menor, o que produziria maior quantidade de raios X. Os buracos negros megapoderosos em vez de serem algumas vezes mais pesados do que o sol, como os buracos negros normais, poderiam ser até 100 vezes mais pesados!

Facto Curioso: O buraco negro na galáxia M83 está agora a produzir 3000 vezes mais raios X do que antes de se tornar megapoderoso!

Para mais informação: Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/photo/2012/m83

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1226/