Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

 

O escudo solar do Telescópio Espacial James Webb foi instalado com sucesso

A equipa do Telescópio Espacial James Webb abriu com sucesso o escudo solar de 21 metros do telescópio, uma etapa importante na preparação das operações científicas.

A 4 de janeiro de 2022, os engenheiros concluíram com sucesso a instalação do escudo solar do Telescópio Espacial James Webb, que aqui se pode ver durante o teste final de instalação na Terra, em dezembro de 2020. O escudo solar de cinco camadas, do tamanho de um campo de ténis, é essencial para proteger o telescópio do calor, permitindo que os seus instrumentos arrefeçam até temperaturas extremamente baixas, necessárias para cumprir os objetivos científicos. Créditos: NASA/Chris Gunn.

O escudo solar – aproximadamente do tamanho de um campo de ténis – foi dobrado para caber dentro da zona de carga do nariz em cone do foguetão Ariane 5, antes do seu lançamento. A equipa do Webb começou a instalar remotamente o escudo solar a 28 de dezembro de 2021, três dias após o lançamento.

A NASA realizou uma teleconferência para os meios de comunicação a 4 de janeiro, para discutir a conclusão desta etapa crítica.

“Esta é a primeira vez que alguém tenta colocar um telescópio tão grande no espaço”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA, na sede da agência em Washington. “O Webb exigia não apenas uma montagem cuidadosa, mas também uma instalação cuidadosa. O sucesso da instalação mais desafiante – a abertura do escudo solar – é um incrível testemunho do engenho humano e da tecnologia, que irão permitir ao Webb alcançar os seus objetivos científicos.”

O escudo solar de cinco camadas irá proteger o telescópio da luz e do calor do Sol, da Terra e da Lua. Cada membrana de plástico é quase tão fina como um cabelo humano e é revestida por metal refletor, oferecendo uma proteção de ordem superior a 1 milhão SPF (Sun Protection Factor). O conjunto das cinco camadas reduz a exposição de mais de 200 quilowatts de energia solar para apenas uma fração de watt.

Esta proteção é essencial para manter os instrumentos do Webb a temperaturas de 40 K (-233 ºC), suficientemente frios para detetarem a fraca luz infravermelha que o Webb pretende observar.

“A abertura do escudo solar do Webb no espaço é um marco incrível, crucial para o sucesso da missão”, disse Gregory L. Robinson, diretor do programa Webb na sede da NASA. “Milhares de componentes tiveram que funcionar com precisão para que esta maravilha da engenharia se desenrolasse totalmente. A equipa realizou um feito ambicioso com a complexidade desta instalação – um dos mais ousados empreendimentos até agora realizados para o Webb.”

O desdobramento e abertura do escudo solar envolveu 139 dos 178 mecanismos de libertação do Webb, 70 conjuntos de dobradiças, oito motores de instalação, cerca de 400 roldanas e 90 cabos individuais totalizando cerca 400 m de comprimento. A equipa interrompeu ainda as operações de instalação durante um dia para trabalhar na otimização dos sistemas de energia e motores de tensionamento, de modo a garantir que o Webb se encontrava nas condições ideais antes de dar início à abertura do escudo solar.

“O escudo solar é muito importante porque irá proteger o telescópio nesta missão histórica”, disse Jim Flynn, da Northrop Grumman, a principal empresa contratada pela NASA para o Webb. “Esta conquista representa o espírito pioneiro de milhares de engenheiros, cientistas e técnicos que passaram uma parte significativa das suas carreiras a desenvolver, projetar, fabricar e testar esta tecnologia espacial inédita.”

O maior e mais complexo observatório de ciências espaciais do mundo tem ainda pela frente 5 meses e meio de configuração, incluindo a instalação das asas dos espelhos secundário e primário, o alinhamento da óptica do telescópio e a calibração dos instrumentos científicos. Após esta fase, o Webb poderá dar-nos as suas primeiras imagens.

A tecnologia revolucionária do telescópio irá explorar todos os períodos da história cósmica – desde o interior do Sistema Solar até às galáxias observáveis mais distantes, do início do Universo, bem com tudo o que existir pelo meio. O Webb irá revelar novas e inesperadas descobertas e ajudar a humanidade a compreender as origens do Universo e o lugar que nele ocupamos.

O Telescópio Espacial James Webb é uma parceria internacional entre a NASA, a ESA e a Agência Espacial Canadiana.

 

Fonte da notícia: NASA

Tradução: Teresa Direitinho

 

Sunshield Successfully Deploys on NASA’s Next Flagship Telescope

The James Webb Space Telescope team has fully deployed the spacecraft’s 70-foot sunshield, a key milestone in preparing it for science operations.

On Jan. 4, 2022, engineers successfully completed the deployment of the James Webb Space Telescope’s sunshield, seen here during its final deployment test on Earth in December 2020 at Northrop Grumman in Redondo Beach, California. The five-layer, tennis court-sized sunshield is essential for protecting the telescope from heat, allowing Webb’s instruments to cool down to the extremely low temperatures necessary to carry out its science goals. Credits: NASA/Chris Gunn.

The sunshield – about the size of a tennis court at full size – was folded to fit inside the payload area of an Arianespace Ariane 5 rocket’s nose cone prior to launch. The Webb team began remotely deploying the sunshield Dec. 28, 2021, three days after launch. […] Read the original article at NASA.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 3]