Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

 

Prémios da Royal Astronomical Society 2021

A Royal Astronomical Society anunciou os vencedores das medalhas e prémios concedidos a cientistas de todo o mundo pelas suas significativas conquistas nas áreas da astronomia e da geofísica. O anúncio foi feito na Reunião Ordinária da Sociedade, realizada a 8 de Janeiro de 2021.

Prémios a Medalhas da RAS 2021. Créditos: RAS

O trabalho destes investigadores abrange áreas tão diversas como a estrutura interna da Terra, a mecânica dos sismos, eletricidade em atmosferas planetárias, ondas na atmosfera solar, a teoria da formação dos planetas, catálogos de estrelas na Via Láctea, explosões de supernovas, a primeira imagem de um buraco negro, a comunicação em ciência, a evolução das galáxias e a determinação precisa das propriedades do Universo.

Os prémios reconhecem também contribuições notáveis a nível da sensibilização do público e dos serviços em comunidades de astronomia e geofísica. Os vencedores serão convidados a receber os prémios no Encontro Nacional de Astronomia da RAS, programado para o próximo mês de julho.

O prémio mais importante atribuído pela Sociedade é a Medalha de Ouro, que pode ser concedida por qualquer motivo, mas que em geral reconhece uma carreira. Alguns dos vencedores anteriores foram Albert Einstein, Edwin Hubble, Arthur Eddington e Stephen Hawking. A medalha foi concedida pela primeira vez em 1824; desde 1964, há duas atribuições por ano, uma para a astronomia e outra para a geofísica.

Este ano, as medalhas de ouro foram atribuídas à Professora Jocelyn Bell Burnell, da Universidade de Oxford, e ao Professor Thorne Lay, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Jocelyn Bell Burnell realizou trabalhos notáveis em astronomia ao longo de mais de meio século, dos quais se destaca a descoberta dos primeiros pulsares em 1967. Paralelamente ao seu trabalho académico, desempenhou cargos de liderança a nível nacional e internacional, no James Clerk Maxwell Telescope e na Open University, tendo sido Presidente da Royal Astronomical Society, do Institute of Physics e da Royal Society of Edinburgh.

A Professora Bell Burnell é um exemplo inspirador de liderança responsável, justa e eficaz e é uma grande comunicadora de ciência a nível mundial. Defensora inabalável de uma maior participação, criou oportunidades transformadoras de educação e investigação para as minorias e para grupos socialmente desfavorecidos.

Thorne Lay é um dos grandes líderes da comunidade sismológica. Realizou um trabalho notável em análise sísmica, do qual se destaca a descoberta de uma descontinuidade algumas centenas de quilómetros acima da fronteira manto-núcleo, que teve um impacto extraordinário no conhecimento da estrutura e dinâmica da Terra. Em paralelo, o seu trabalho de investigação ofereceu uma nova perspetiva sobre os processos de rutura nos mais devastadores sismos do mundo e a formação de tsunamis.

A contribuição do Professor Lay foi fundamental para o sucesso do consórcio IRIS (Incorporated Research Institutions for Seismology), que arquiva e distribui os dados mundiais sobre sismos. Foi eleito Presidente do Conselho de Administração do IRIS, atuou em painéis de investigação para o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares e foi Presidente da IASPEI – Associação Internacional de Sismologia e Física do Interior da Terra.

A presidente da Royal Astronomical Society, Professora Emma Bunce, afirmou:

“Estou muito satisfeita por podermos reconhecer enormes talentos em astronomia e geofísica através destes prémios e medalhas de prestígio. Num momento em que enfrentamos tão grandes desafios, não devemos perder de vista as conquistas da nossa comunidade científica, que nos inspiram dando respostas a profundas questões sobre a Terra e sobre o Universo que nos rodeia. Os meus parabéns a todos os vencedores!”

A Sociedade concedeu ainda mais 20 medalhas, bem como outros prémios. Para obter mais informações sobre os restantes vencedores, siga o link abaixo para o comunicado de Imprensa da Royal Astronomical Society.

Fonte da Notícia: Royal Astronomical Society – Comunicado de Imprensa

Tradução: Teresa Direitinho

 

The Royal Astronomical Society announced the 2021 winners of its medals and prizes, awarded to scientists around the world for significant achievement in the fields of astronomy and geophysics.

RAS Awards and Medals 2021. Credits: RAS

Their work encompasses topics as diverse as the internal structure of the Earth, the mechanics of earthquakes, electricity in planetary atmospheres, waves in the solar atmosphere, the theory of planetary formation, cataloguing the stars in our galaxy, supernova explosions, the first image of a black hole, world-leading science communication, the evolution of galaxies, and precisely determining the properties of the Universe.

Awards also recognise outstanding contributions in public engagement, and service to the astronomy and geophysics communities.

The announcements were made at the Ordinary Meeting of the Society held on Friday 8 January.[…] Read the original article at the Royal Astronomical Society website.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]