Quando um foguetão é lançado, a maior parte da sua massa é constituída pelo combustível necessário para o fazer vencer a gravidade e subir, subir sempre, até alcançar o espaço. Esse combustível é rapidamente consumido pelos poderosos motores que o impelem.

Mas é difícil ter a noção do ritmo a que ele é gasto. Para isso, seria necessário que as paredes dos foguetões fossem transparentes, o que não é realizável… a não ser através de animações como esta.

Neste pequeno filme podemos “ver” quatro diferentes propulsores a subir pela atmosfera e a esgotar o conteúdo dos seus reservatórios. Eles são, da esquerda para a direita, o Saturn V que foi utilizado nas missões lunares, o space shuttle, o Falcon Heavy da Space X, e o (futuro) SLS da NASA, que será, em princípio, utilizado no programa Artemis, que levará humanos de novo à Lua.

O conteúdo dos depósitos está codificado por cores: vermelho para querosene (numa versão específica para este propósito), amarelo para hidrogénio líquido, azul para oxigénio líquido. No caso do space shuttle e do SLS, existem também SRBs (Solid Rocket Boosters, propulsores de combustível sólido, que usam materiais em pó, alumínio no caso do shuttle e um composto complexo no caso do SLS).

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]