Entre os dias 31 de outubro e 3 de Novembro, decorreu no Centro de Congressos do Estoril, Cascais, o 11º Festival Science on Stage. Na maior feira de educação e ciência da Europa, que este ano teve como mote “Skills for the Future” – Competências para o Futuro”, participaram cerca de 450 professores de mais de 30 países, apresentando ideias e projetos inovadores, em stands, oficinas e sessões em palco.

O festival, que teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, bem como o patrocínio de Mr Tibor Navracsics, membro da Comissão Europeia, foi organizado pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, que representa o Science on Stage em Portugal, em colaboração com o Science on Stage Europe, e contou com o apoio da C. M. Cascais, da Direção-Geral da Educação, da Google Earth Outreach, da Airbus Foundation, da European Physical Society, entre muitos outros patrocinadores e parceiros.

Feira
A feira, com os stands dos diversos projetos que participaram no festival. Crédito: NUCLIO.

Fazendo das ciências, engenharia, tecnologia e matemática (STEM) experiências vivas e imaginativas, os professores que participaram neste grandioso evento deram provas de saber motivar os seus alunos. Os projetos apresentados seguiram as mais inovadoras metodologias numa abordagem com base em inquiry, centrada no aluno e em muitos casos interdisciplinar.

Alguns do projetos apresentados no SonS2019. Crédito: NUCLIO.
Projetos
Alguns dos projetos apresentados no SonS2019. Crédito: NUCLIO

A representação nacional, com cerca de 40 professores de vários níveis de ensino, foi a maior de sempre nestes festivais, com projetos em todas as categorias (Guiding Themes).

Todos estão de parabéns. Mas queremos deixar aqui um reconhecimento especial ao projeto “Educate to Innovate”, da autoria de Honorata Pereira, Escola Profissional EPTOLIVA, de Oliveira do Hospital, Portugal, que foi selecionado pelo júri do festival para receber o European STEM Teacher Award na categoria “Sustainable Development in Science Education”.

Projeto português premiado.
Honorata Pereira, E.P. EPTOLIVA, de Oliveira do Hospital, recebeu o European STEM Teacher Award na categoria “Sustainable Development in Science Education”, pelo projeto “Educate to Innovate”. Crédito: Science on Stage Eu.

Nas restantes categorias, foram premiados os projetos:

We Become Insulation Experts – de Silke Puda e Ricarda Rustige, Alemanha – European STEM Teacher Award na categoria “Science in Early Years”.

Optical Tweezers: The Nobel Prize in Physics 2018 at Your School – de Michalis Orfanakis e Mikis Mylonakis, Grécia – European STEM Teacher Award na categoria “Digital Literacy and Science Education”.

Low-cost Astrobiology Studies – de Maria Pilar Orozco e Juan Antonio Prieto Sánchez, Espanha – European STEM Teacher Award na categoria “Astronomy and Space Exploration in Science Education”.

A Mysterious Cup – de Jean-Brice Meyer, França – European STEM Teacher Award na categoria “Low-Cost and Recycled Science”.

Sensory Integration in Mathematics – de Olena Kovalova, Ucrânia – European STEM Teacher Award na categoria “Inclusive Science”.

Let’s Build a Sustainable Future – Together! – de Ulrike Englert, Alemanha, e Gerald Decelles III, Noruega – European STEM Teacher Award na categoria “Joint Projects”.

Houve também várias menções honrosas.

Os 4 dias do evento foram divididos entre feira, workshops (de delegados, de projetos NUCLIO e de patrocinadores e parceiros) e momentos em palco onde foram apresentados projetos, e realizadas palestras e atuações.

Estiveram presentes muitos convidados especiais das diversas áreas da investigação científica, do ensino e do empreendedorismo, tanto a nível nacional como internacional.

Professor Martin Hendry
O Professor Martin Hendry no palco do SonS2019. Crédito: NUCLIO.

Destacamos a presença do Professor Martin Hendry – Professor de Astrofísica Gravitacional e Cosmologia na Universidade de Glasgow, membro da LIGO Scientific Collaboration (LSC) e do Consórcio LISA – que deu uma palestra sobre o nascimento da astronomia das ondas gravitacionais. Martin Hendry quis ainda participar nos dois workshops organizados pelo NUCLIO para o projeto FRONTIERS: Bringing Nobel Prize Physics in the Classroom, ajudando, com toda a sua experiência em ondas gravitacionais, a trazer a investigação científica de ponta para as salas de aula.

Gernot Groemer
O astronauta análogo Gernot Groemer. Crédito: NUCLIO.

Outro dos momentos mais relevantes do festival foi a participação do astronauta análogo Gernot Groemer, do Austrian Space Forum (OeWF), que entusiasmou o auditório falando sobre a grande aventura da exploração de Marte e ainda sobre a importância dos fatos espaciais.

Em palco esteve também Didier Laval, que lidera a Aerospace Engagement Campaign da Airbus Foundation. Laval falou sobre desafios aeroespaciais e sobre a abordagem para o envolvimento nesta área levada a cabo pelo Airbus Foundation Discovery Space.

Emily Henderson, Program Manager da Google Earth Outreach, apresentou diversas ferramentas de mapeamento Google e falou do desafio de as levar até aos professores e alunos em todo o mundo. Ao longo dos vários dias do evento, a equipa da Google Earth Outreach realizou diversos workshops sobre as ferramentas Google.

Jorge Rivero González, do Observatório de Leiden, e coordenador das Celebrações do 100º Aniversário da União Astronómica Internacional (IAU100), falou sobre as atividades levadas a cabo ao longo de este ano pela IAU, dando uma visão geral das ações e recursos educativos desenvolvidos durante as comemorações do aniversário.

Destacamos também as presenças de:

Philippe Kobel, pianista, astrofísico e professor, que interpretou 3 peças ao piano.

André Mendonça, investigador do Centro Champalimaud, que falou sobre a relação entre neurociência e educação.

Andreia Nunes, escritora e técnica superior de educação, que apresentou o livro “Valente Valentina”, uma história inspirada na primeira mulher astronauta a ir ao Espaço: Valentina Tereshkova. Andreia Nunes escreveu e Rachel Caiano deu-lhe vida com as suas ilustrações.

Da cerimónia de abertura, que teve lugar no dia 31 de outubro, às 17 horas, fez parte o seguinte painel de convidados:

  • Marcos Espinheira – C.M. Cascais
  • Maria João Horta – Direção-Geral de Educação
  • Jorge Rivero González – IAU100
  • André Moitinho de Almeida – Sociedade Portuguesa de Astronomia
  • Pedro Santa Clara – Shaken not Stirred
  • Wolfgang Gollub – THINK ING., Gesamtmetall
Painel
Um fantástico painel de convidados em palco. Crédito: NUCLIO

Foi ainda transmitida uma mensagem em vídeo enviada pela Diretora-Geral para a Educação e Cultura da União Europeia, Mrs Themis Christophidou.

A cerimónia foi conduzida pelo apresentador do festival, Sebastian Funk, membro do conselho do Science on Stage Alemanha, com a colaboração de Stefanie Schlunk, presidente do Science on Stage Europe e de Rosa Doran, presidente do NUCLIO. Houve ainda lugar para a atuação do Ensemble Juvenil de Vialonga.

Cerimónia de abertura do SonS. Crédito: NUCLIO.

O Science on Stage 2019 teve um dia aberto ao público, 2 de novembro, durante o qual professores e outras pessoas interessadas tiveram a possibilidade de participar no evento como visitantes, podendo explorar a feira, com as suas mais de 200 atividades, participar em workshops e assistir a apresentações.

Dia Aberto
Dia Aberto. Crédito: NUCLIO.

Na cerimónia de encerramento, que decorreu a partir das 12 horas do dia 3 de novembro, depois de entregues os prémios, foi revelado o nome do país que irá receber o próximo Festival Science on Stage: a República Checa. E para um final em grande, o coro do Science on Stage juntou-se aos professores portugueses Álvaro Folhas e Mário Correia para uma canção de despedida escrita propositadamente para o evento.

Atuação final
Atuação final. Crédito: NUCLIO.

O NUCLIO e o Science on Stage Portugal aproveitam esta oportunidade para agradecer a todos os participantes, delegações, patrocinadores, convidados e visitantes, bem como a toda a equipa da organização, que incluiu membros do NUCLIO e do Science on Stage Portugal, do Centro de Congressos do Estoril, da Câmara Municipal de Cascais e jovens voluntários do curso de Turismo da EBS do Agrupamento de Escolas de Carcavelos e também da Cascais Jovem. Sem a colaboração de todos, este grande evento não teria sido possível!

Obrigado.

Até sempre!

Poderá ver mais fotos e vídeos do evento no Facebook e no Instagram do NUCLIO.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]