Uma equipa de investigadores na China descobriu sinais de mais galáxias anãs pobres em matéria escura. O grupo descreve o seu estudo num trabalho publicado na revista Nature Astronomy.

NGC 5477
A maioria das galáxias anãs, como a NGC 5477, aqui observada pelo Hubble, tem quantidades de matéria escura muito superiores às de matéria normal. Mas os astrónomos descobriram 19 galáxias anãs com menos matéria escura do que a esperada. Créditos: Hubble/ESA e NASA.

O modelo cosmológico standard considera que a matéria escura impulsiona a formação das galáxias e constrói os poços de gravidade em que elas se desenvolvem. As galáxias anãs do Grupo Local são dominadas por matéria escura. Porém, há apenas dois anos, foram observadas duas galáxias anãs que aparentavam ter menos matéria escura do que a esperada. Logo depois, mais outras duas com caraterísticas semelhantes foram observadas por outra equipa. Agora, neste novo estudo, os investigadores identificaram 19 galáxias anãs com quantidades de matéria escura que não estão de acordo com a teoria.

O trabalho envolveu a análise de dados do radiotelescópio de Arecibo para o cálculo de pesos galácticos – o que, segundo os investigadores, pode ser feito medindo a velocidade com que o hidrogénio se move em torno das galáxias. Quanto maior a velocidade, maior a massa de uma galáxia. Em seguida, foi medida a massa do hidrogénio e de todas as estrelas (usando dados da luz das estrelas) para a obtenção da massa total de matéria não escura. A diferença entre estes números é atribuída à matéria escura. Em casos ditos “normais”, a matéria não escura representa apenas 2% da massa total de uma galáxia anã. Mas neste estudo os investigadores descobriram coisas estranhas, como por exemplo uma galáxia que pesava aproximadamente 14 mil milhões de sóis e em que a matéria não escura representava cerca de 27% da massa total.

Numa análise de 324 galáxias anãs, a equipa descobriu 19 com menos quantidade de matéria escura do que a proposta pela teoria. Os investigadores julgam que em geral a ausência de matéria escura se pode explicar considerando que foi roubada por vizinhos. Mas há exceções, já que algumas das galáxias descobertas não têm vizinhos suficientemente próximos para poderem ser considerados suspeitos.

A equipa sugere ainda que estas descobertas podem vir a desafiar a teoria de evolução destes sistemas estelares, uma vez que se trata de galáxias anãs.

Fonte da notícia: Phys.org

 

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]