O lançamento da Dragon de carga para a ISS já teve lugar, depois do adiamento de ontem. O primeiro andar do foguetão pousou no navio da Space X, Of Course I Still Love You. Apesar de não ter sido a primeira recuperação do género no mar, foi mais um momento impressionante na história desta companhia (com imagens em infravermelho…).

Hoje também estava previsto o lançamento de um Electron da Rocket Lab, com uma carga útil de três pequenos satélites da Força Aérea americana. Foi adiado, nova tentativa amanhã…

E hoje é o dia da Guerra das Estrelas… Cuidado com os sabres de luz. Curiosamente, há poucos dias faleceu o actor que dava corpo ao Chewbacca. Já lá vão quarenta e muitos anos que vi o filme no Monumental e saí com os olhos nas estrelas…

Foi anunciado que a Marinha americana vai estabelecer um gabinete de recolha e investigação de observações de OVNIs. As conclusões serão secretas. Andarão todos à procura de extra-terrestres? Nem por isso. Primeiro, sim, existem observações difíceis de explicar – não sabemos tudo, nem estamos perto disso; mesmo quando procuramos as explicações mais lógicas, podemos estar enganados. Segundo, existem muitos projectos secretos neste mundo: os americanos têm-nos, os russos e os chineses também – e é mais com estes que os militares americanos estão preocupados.

1960: O programa americano de investigação da superfície lunar com sondas destinadas ao impacto recebeu o nome de Ranger.

1967: A Lunar Orbiter 4, parte do programa de aquisição de imagens de média resolução da superfície lunar, foi lançada – foi a penúltima sonda deste programa de preparação das missões tripuladas.

1989: Foi lançada a sonda Magellan (Magalhães, na língua do homenageado, claro), dedicada ao estudo de Vénus. Foi a primeira sonda planetária enviada para o seu destino a partir do space shuttle, no caso o Atlantis.

2003: Pela primeira vez, astronautas americanos em órbita na ISS regressam à Terra a bordo de uma Soyuz russa, devido ao acidente com o space shuttle Columbia.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]